Notícias

Equipe da Defensoria Itinerante do Piauí participa das comemorações dos 20 anos de atuação da Justiça Itinerante do Rio de Janeiro

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, abril de 2024 às 14:21

ITTJRJ3

A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí  realizou visita institucional  ao Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, oportunidade em que participou das comemorações dos 20 anos de atuação da Justiça Itinerante no referido Estado,  ocorridas no período de 01 a 03 do corrente mês. Na ocasião foi instalado mais um local de atendimento à população carioca, na Central do Brasil, espaço por onde passam diariamente cerca de 620 mil pessoas, numa malha viária de 270 quilômetros.

Representaram a Defensoria do Piauí o Defensor Público Alessandro Andrade Spíndola, Diretor da Defensoria Itinerante, e os servidores Lívio César de Carvalho Maia e José Gabriel Duarte Barros.ITTJRJ4

A equipe da DPE-PI teve a oportunidade de acompanhar a programação elaborada, participando de visitas à Divisão de Justiça Itinerante, à Justiça Itinerante da Rocinha, além de encontros com a Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, que coordenadora da Justiça Itinerante no RJ;  e com o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Desembargador Ricardo Cardoso.

Falando sobre a inauguração do posto na Central do Brasil, Cristina Gaulia se referiu à  importância de olhar para o projeto como uma política pública que tem sido extremamente eficaz. “A Supervia, que é nossa parceira nesse projeto, atende 12 municípios. Aqui vamos atender muitas pessoas que são egressas do sistema penitenciário já que aqui funciona a Secretaria de Segurança e até a Seap havia nos pedido isso. Fundamental para o sucesso do projeto são nossos parceiros, como Ministério Público, Defensoria Pública, funcionários do nosso Tribunal e demais órgãos, que sempre nos acompanham”, disse.

O Diretor da Defensoria Itinerante, Alessandro Spíndola, considera que foi um período de rico aprendizado. “Esta visita institucional ao Tribunal de Justiça do RJ, teve como objetivo principal conhecer como a Justiça Itinerante daquele Estado funciona, aprendermos com eles as boas práticas para que possamos melhorar nosso atendimento aqui no estado do Piauí. Lá fomos muito bem recebidos pela Desembargadora Cristina Gaulia, coordenadora da Justiça Itinerante do TJ-RJ, e sua equipe, que nos apresentou como funciona a Itinerante por lá, desde o fluxo processual, planejamento, organização interna, até sua legislação sobre o tema. Tivemos ainda a oportunidade de acompanhar na prática o atendimento nos ônibus itinerantes na favela da Rocinha e na Central do Brasil, juntamente com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, parceira fundamental do projeto. Foi uma verdadeira imersão teórica e prática sobre a itinerância, que muito acrescentará em nosso trabalho aqui no Piauí, com novas ideias e ações”, afirma.