Notícias

Estudantes de Administração do IFPI realizam visita técnica à Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, dezembro de 2023 às 08:25

fotocapa

Um grupo formado por 28 estudantes do Curso Técnico Integrado ao Nível Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí (IFPI), realizou visita técnica, nesta terça-feira (12),à Defensoria Pública do Estado do Piauí, oportunidade em que conheceram a estrutura física e também o modo operacional da Instituição. Os(as) estudantes foram acompanhados(as) pela Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, titular da 1ª Defensoria Pública de Família e também professora do IFPI.Ifpi

A visita dos(as) estudantes foi solicitada pelo Coordenador do Curso de Administração do IFPI, Alexandre de Melo Costa. Na ocasião a Defensora Pública Andrea Melo percorreu as dependências da Instituição com os(as) visitantes e, em seguida, realizou palestra no auditório Esperança Garcia, sobre a composição e o trabalho realizado pela Defensoria, detalhando inclusive os projetos hoje desenvolvidos pela Instituição, dentre os quais coordena o Defensores Mirins, que se destina a transmitir noções básicas em direitos e deveres para alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Teresina e municípios da região metropolitana, localizadas em setores de vulnerabilidade social e que necessitam de urgentes políticas públicas para assegurar direitos fundamentais.

A visita foi bem avaliada pelos(as) participantes. “Achei muito interessante, porque nos mostrou como funciona esse sistema, um pouco do Judiciário também, e como podemos conhecer nossos direitos. Já me inspirei bastante para ser Defensor Público”, disse Ítalo Lohan da Silva Barbosa Paz.

Kamille Eduarda da Silva Sousa, também aluna do IFPI, externou suas impressões. “Gostei muito da visita técnica porque é algo que me interessa para o futuro, porque quero ser advogada. Também  também esclareci bastante dúvidas e me interessei mais ainda em fazer esse curso. É muito lindo o que fazem aqui, estar tão próximos da gente e tentarem ao máximo resolver problemas, eu gostei bastante e estou mais encantada ainda.

A Defensora Pública Andrea Melo avalia a visita como “um momento de mostrar a Defensoria para os alunos do IFPI, de mostrar como ela funciona, o que pode ser resolvido e onde procurar. Além de inspirar alunos da rede pública de ensino sobre carreiras jurídicas. Bem como, trazer a prática da disciplina por mim ministrada no curso de Administração”, afirma.