Comemorando os resultados alcançados por meio das lives e tendo por objetivo otimizar essa importante ferramenta de contato com o público da Instituição, a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) optou por realizar, a partir de agosto, somente duas lives por mês.
A direção da Escola entende que muitos temas já foram abordados com sucesso, tendo um excelente retorno, e que nesse momento é importante que a quantidade de informações ofertadas seja selecionada, para possibilitar que as pessoas tenham um espaço de tempo necessário para continuar acompanhando as lives, independente de outras atividades que possam ser desenvolvidas, considerando-se a previsão da retomada segura de parte dos trabalhos presenciais a partir de 10 de agosto, dentro do Plano Pro Piauí, elaborado pelo Governo do Estado.
De abril até o final de julho, a Esdepi terá realizado 39 lives. Os temas abordados foram os mais diferenciados e aconteceram sempre com a participação de profissionais capacitados entre Defensores Públicos, servidores da Defensoria e convidados. Para melhor diferenciar os temas foram criadas as denominações de Live Leve, Live Assunto da Semana e Live da Diretoria, que possibilitaram debates enriquecedores no âmbito da Defensoria Pública, bem como de temas relevantes para o momento de isolamento social vigente, devido a pandemia ocasionada pelo risco de contágio do Novo Coronavírus.
As lives disponibilizadas pela Esdepi iniciaram em abril do corrente ano tendo a finalidade de fazer uso do Instagram da Defensoria Pública @defensoriapiaui, para interagir com os assistidos, defensores, estagiários e colaboradores da Defensoria, levando informações relevantes durante o período em que o atendimento presencial estava suspenso. Devido a boa aceitação, o projeto se estendeu para temas afins aos trabalhos da Instituição bem como ao momento de isolamento social, alcançando sempre uma visualização significativa.
A Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, fala sobre a experiência e o novo formato a ser adotado. “Ao iniciarmos as lives tínhamos em mente mostrar que a Defensoria Publica, apesar do atendimento remoto, não parou, levando aos que assistiam às lives o conhecimento de todas as atividades prestadas e como acessar tais serviços. Depois começamos a buscar temas que contribuíssem com o bem estar durante o Isolamento e, por último, temas que eram manchetes na semana e que nossos assistidos necessitavam de esclarecimentos. Assim, tivemos condições de estar próximo das pessoas que fazem a Defensoria existir, dando suporte jurídico, informativo e social durante o isolamento. Agora, quando o retorno da atividade presencial se aproxima, pensamos em outro formato para as lives, o qual será oportunamente divulgado”, diz a Defensora Pública.