Notícias

Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria comemora 15 anos de atuação nesta sexta-feira (30)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 29, agosto de 2019 às 15:59

Simbolo do Nucleo da Mulher

Os 15 anos de atuação do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí serão comemorados nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 15h, em evento no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública.

O momento contará  com a apresentação dos painéis “Experiências de Atuação da Defensoria na Defesa da Mulher”, sob responsabilidade da Defensora Pública do Estado de Sergipe, Dra. Richesmy Libório Santa Rosa e “Atuação Estratégica do NUDEM de São Paulo na Defesa da Mulher”, conduzido pela Defensora Pública do Estado de São Paulo Dra. Nálida Coêlho Monte. Também acontecerá a entrega de certificado de menção honrosa à 15 personalidades que se destacaram por contribuírem tanto para  a instalação e desenvolvimento do Núcleo, como na luta pela defesa da mulher.

Instalado em agosto de 2004 com recursos provenientes do Governo do Estado do Piauí e do Governo Federal, por meio de convênio com a Secretaria de Políticas para Mulheres, o Núcleo de Defesa da Mulher visa a efetiva garantia da assistência e patrocínio dos interesses e defesa dos direitos da mulher em situação de violência doméstica e tem levado a Defensoria a  avançar, no sentido de oferecer um serviço diferenciado, como instrumento de resgate da cidadania feminina.

São 15 anos de luta incansável para fazer valer os direitos das mulheres em situação de violência doméstica, desconstruindo de forma firme e pontual qualquer tipo de machismo, misoginia e preconceito, a partir do compromisso de uma equipe qualificada, dedicada e acima de tudo apaixonada pela causa.

O Núcleo conta atualmente com a Coordenação da Defensora Pública Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo, também titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher; Dra. Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher e Dr. Armano Carvalho Barbosa, titular da 3ª Defensoria Pública da Mulher.