Notícias

Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública em Teresina participa de várias ações voltadas para o enfrentamento à violência contra mulheres

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 16, março de 2023 às 15:02

Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública em Teresina participa de várias ações voltadas para o enfrentamento à violência contra mulheres

Cumprindo sua missão de acolher, orientar, defender e proteger a mulher vítima de violência, o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente ativamente em vários eventos neste mês de março, quando transcorre o Dia Internacional da Mulher – Dia 8. O Núcleo conta com a coordenação da Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo e tem ainda em seus quadros a Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos e o Defensor Público Armano Carvalho Barbosa.Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública em Teresina participa de várias ações voltadas para o enfrentamento à violência contra mulheres

Desde o início do mês as Defensoras do Núcleo têm participado de palestras, rodas de conversa e eventos que visam chamar a atenção para os altos índices de violência contra as mulheres, bem como para a necessidade de enfrentamento a a essa realidade. No dia 03 a Defensora Lia Medeiros esteve presente na Universidade Federal do Piauí, onde participou da palestra “Violência de Gênero: discutir para prevenir”, organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, tendo em vista o acontecimento brutal da violência sexual e morte de estudante dentro daquela  Instituição. “Foi vista dentro da comunidade acadêmica a necessidade de  começar a debater a questão da desigualdade de gênero dentro da Universidade. Participamos, juntamente com a psicóloga Rosângela Parga,  e abordamos diversas questões como a desigualdade de gênero, a  violência de gênero, levantamos algumas reflexões sobre a importância do debate. Foi um primeiro momento e a Pró-Reitoria vai realizar uma série de outros eventos com intuito de envolver mais o meio acadêmico,  não só os estudantes, mas servidores e corpo docente, no sentido  de debater essa questão nesse espaço tão importante que é a Universidade”, diz Lia Medeiros.

A coordenadora do Núcleo também participou no sábado, dia 04,  de roda de conversa sobre direito das mulheres promovida pelo projeto Flor de Mandacaru da FEMAN, na Vila Irmã Dulce. “Nesse dia encontramos 60 mães que possuem filhos nesse projeto educacional voltado para dar um suporte em atividades tanto de aprofundamento e reforço da leitura e escrita de alunos em situação de vulnerabilidade na rede pública de ensino, assim como por meio de  atividades, como balé e capoeira. É um projeto belíssimo, que tem auxiliado diversas crianças no aprendizado, leitura e na alfabetização, que ainda deixa muito a desejar no ensino público. Conversamos com essas mulheres em situação de vulnerabilidade sobre violência, o trabalho Defensoria, e elas se sentiram à vontade para partilhar experiências, estimulando outras mulheres a procurar soluções, a sair desse ciclo de violência. Foi um trabalho bastante enriquecedor, prometemos voltar em outro momento com equipes da Defensoria, no sentido de prestar orientação jurídica. Na oportunidade também visitamos as salas e falamos com os alunos sobre igualdade de gênero, a necessidade de respeitar as meninas. Esse é um projeto que vejo como uma ação transformadora também no sentido de firmar parcerias que permitam tratar com essas crianças e adolescentes acerca dessa violência, buscando fazê-las ter uma visão diferente dessa realidade tão massacrante e machista que ainda existe no meio da gente”, afirma Lia Medeiros.Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública em Teresina participa de várias ações voltadas para o enfrentamento à violência contra mulheres

No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a  Defensora Verônica Acioly, ministrou palestra para as mulheres da Polícia Rodoviária Federal no turno da manhã. À tarde a Defensora também proferiu palestra juntamente com a Delegada Eugênia Villa, dentro do Evento Filhas do Sol do Equador, organizado pela Associação Piauiense da Advocacia (APAC), o tema abordado foi “Reflexão sobre a realidade da Mulher em Situação de Violência Doméstica”. Na mesma data, Lia Medeiros esteve presente à sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina em homenagem à mulher, bem como à solenidade alusiva ao Dia da Mulher no Palácio de Karnak. A Coordenadora do Núcleo concedeu ainda , na mesma data, entrevista ao jornalista Francisco Lima, na Rádio Clube, sobre a “Estrutura da Defensoria Pública para a Defesa de Mulheres Pobres”.

A assistente social do Núcleo da Mulher, Lia Raquel também esteve presente no Hospital Infantil Lucídio Portela, repassando às servidoras informações relacionadas ao papel da Defensoria em relação às questões de gênero.

Importante ressaltar que em relação às demandas da mídia local relacionadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, as duas Defensoras Públicas estiveram presentes em vários programas de rádio e televisão, oportunidade em que discorreram sobre as ações do Núcleo e o papel da Defensoria frente a essa realidade.

Nesta quinta-feira (16), a Defensora Pública Lia Medeiros participou de roda de conversa do Projeto Florescer junto às mulheres do Alto da Ressurreição, também abordando a questão do enfrentamento à violência contra as mulheres.

Sobre todas as ações, Lia Medeiros afirma que “esse momento de troca com as mulheres nas comunidades e serviços tem enorme potencial transformador. Nós sabemos que o mais importante, na questão da violência contra a mulher, é a prevenção. Assim, a sensibilização das mulheres acerca das variadas formas de violência, de como se situar e orientar outras, pode ajudá-las a se libertar de situações abusivas logo no início. Além disso, são informadas dos serviços existentes, como buscá-los e o papel de cada um”.