Notícias

Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI participará dos 21 Dias de Ativismo com educação em direitos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, novembro de 2022 às 16:42

Mulheres

Durante o período dos 21 Dias de Ativismo, o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participará de dois eventos voltados para a educação em direitos. A participação se dará por meio da Defensora Pública Verônica Accioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, que ministrará palestras durante o I Seminário Nacional de Gênero e Direitos Humanos: fundamentos, perspectivas e experiências contemporâneas”, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi); e “Curso de Formação Continuada em Gênero, Raça/Etnia: uma perspectiva interseccional da Defensoria Pública”, realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais.

O I Seminário Nacional de Gênero e Direitos Humanos: fundamentos, perspectivas e experiências contemporâneas”, será realizado no formato virtual no dia 25 de novembro e de 05 a 07 de dezembro. A participação de Verônica Accioly acontecerá dia 05 de dezembro, das 19h30 às 21h, durante a Mesa Redonda “Os direitos humanos das mulheres: dos fundamentos às perspectivas contemporâneas”. Também integrará a Mesa o Juiz de Direito, mestre e professor da Uespi, Wagner Araújo Nery da Cruz. A mediação será feita pela também professora da Uespi, ngela Oliveira.

O “Curso de Formação Continuada em Gênero, Raça/Etnia” da Defensoria Pública de Minas Gerais, também será em formato virtual, no dia 30 de novembro, das 14h às 16h, com transmissão pelo Youtube. Verônica Accioly será facilitadora na palestra “O Papel da Defensoria Pública na Rede de Enfrentamento à Violência contra as Meninas e Mulheres, sob a ótica da Lei Maria da Penha: como concretizar uma política pública efetiva?”. O convite para participação no evento partiu da Coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, Defensora Pública Neusa Guilhermina Lara.

Mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público, os 21 Dias de Ativismo buscam conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

Sobre a participação nos dois eventos, a Defensora Pública Verônica Accioly diz que “a educação em direitos é uma prioridade do Núcleo, porque através dela se dá desconstrução da cultura machista e que enseja a desigualdade e violência de gênero. Nesse sentido, o Núcleo da Mulher participa do Curso Defensoras Populares e desses eventos voltados à comunidade formadora de opinião e operadores jurídicos”.

Para a coordenadora do Núcleo da Mulher da DPE-PI, Lia Medeiros do Carmo Ivo, que também é titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher, participar da mobilização por meio da educação em direitos é “fundamental porque dessa forma nós atuamos no eixo da prevenção dessa violência, a partir do momento em que se trabalha essa conscientização do que é a violência de gênero, de como ela surgiu, de como está interligada com outras condições, através do olhar interseccional, com relação a raça, com relação a condição social. Tudo isso é importante para entender esse fenômeno da violência de gênero, como também para conscientizar, tanto as mulheres quanto os homens, sobre a existência desse tipo de violência, como identificar e como buscar os mecanismos para que essa essas violências possam ser evitadas, serem barradas de alguma forma, mesmo depois que já tenham iniciado”.
O Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI,em Teresina, conta ainda com a atuação do Defensor Público Armano Carvalho Barbosa, titular da 3ª Defensoria Pública da Mulher.