Os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado do Piauí, assim como as Defensorias de Categoria Especial, os Juizados Especiais e a Defensoria Itinerante estão instalados em novo endereço em Teresina. Com salas amplas e confortáveis, o espaço fica localizado na rua Joca Pires, Nº 1000, no Bairro de Fátima.
Na Unidade Fátima, como denominado o novo espaço, estão instalados os Núcleos Especializados de Defesa e Atenção ao Idoso de da Pessoa com Deficiência, da Saúde; de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; da Infância e Juventude; dos Direitos do Consumidor; do Direitos Humanos e Tutelas Coletivas; além das Defensorias Públicas com atuação direta nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
Também já estão em pleno funcionamento na nova casa as Defensorias de Categoria Especial, que são as Defensorias que garantem a assistência jurídica integral e gratuita em ações junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Turmas de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, recursos administrativos de segundo grau e perante os Tribunais Superiores.
Os serviços da Defensoria Itinerante, conhecidos pela resolutividade, também estão instalados na Rua Joca Pires, com o mesmo atendimento já referendado pela população. Outro setor que está sendo transferido para o novo espaço é o Administrativo, com as coordenações a ele ligadas, assim como o setor de almoxarifado.
O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, também atesta os ganhos que a Instituição terá com o novo prédio. “Trata-se de um espaço amplo, com salas bem distribuídas, nas quais foi possível instalar de forma adequada os Núcleos e Defensorias para ali destinados, concentrando em um só prédio vários serviços prestados pela Instituição. Com essa nova estrutura a Defensoria Pública dá mais um passo significativo na sua modernização, trazendo economia, conforto, privacidade e resolutividade aos seus atendimentos. Esperamos que os nossos assistidos e assistidas se sintam à vontade nessa nova casa que, antes de ser nossa, é de todos eles”, afirma.