Notícias

Oficina de Pais e Filhos será expandida para todas as áreas da Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, dezembro de 2017 às 12:39
Treinamento para a Oficina de Pais e Filhos

Treinamento para a Oficina de Pais e Filhos

Aconteceu no dia 13 de dezembro, no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública, treinamento para servidores e colaboradores da Instituição que foram selecionados para se tornarem facilitadores da Oficina de Pais e Filhos, Projeto desenvolvido por Defensores Públicos da área de Família, que visa ajudar e conscientizar as famílias a atravessarem os processos de ruptura familiar com o menor dano emocional a todos os envolvidos.

Segundo a Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, que Coordena as Oficinas, a ideia é expandir as informações sobre o projeto, objetivando atrair não apenas os assistidos que possuem processos nos Núcleos de Família, mas também convidar os assistidos das demais áreas de atuação da Defensoria Pública, já que uma boa parte dos que procuram outros Núcleos da Instituição, também enfrentam dificuldades emocionais no âmbito familiar.  “Como a Oficina hoje tem poucos facilitadores, já que apenas quatro Defensores Públicos participaram de treinamento em Fortaleza, a intenção é expandir essa quantidade para que possamos pulverizar as informações sobre o Projeto e os benefícios que ele proporciona dentro de toda a Defensoria Pública, atraindo pessoas de outras áreas como os assistidos do Núcleo da Mulher, da Infância e Juventude, da Criminal, já que todo mundo e em um momento ou outro pode passar por algum conflito familiar. O objetivo é que a Oficina possa ajudar muito mais pessoas”, explica Dra. Débora Cunha.

A Defensora diz que o treinamento servirá para capacitar os novos facilitadores. “Precisamos de uma mobilização institucional, então,  para que isso aconteça, desenvolvemos a capacitação, que possibilitará que mais servidores tenham o conhecimento mais profundo sobre o que é a Oficina de Pais e Filhos, já que a partir do momento em  que eles recebem esse treinamento, terão condições de convidar as pessoas a participarem, com mais segurança.”, acrescenta Dra. Débora Cunha.

As Oficinas de Pais e Filhos são realizadas duas vezes a cada mês, sendo ministradas pelas Defensoras Públicas  Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, Rosa Mendes Viana Formiga, Dra. Andrea Melo de Carvalho e pelo Defensor Público Dr. João Castelo Branco Vasconcelos Neto. E em 2018 contará  com o importante reforço dos servidoresJuciara de Sousa Santiago, Letícia Castro Magalhães, Viviane Ribeiro Freire, Mauricema Holanda Nunes, Rosângela Ribeiro de Alexandrino, Viviane Ribeiro Freire, José Luiz de Sousa Júnior, Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva.

“Participar da Oficina de Pais e Filhos é muito importante. Considero que o conteúdo vai ser de grande valia profissional,  já que agrega elementos do dia a dia no contato que temos com as pessoas assistidas pela Defensoria. Quanto a vivência pessoal também será essencial,  porque aprendemos a colocar o que aprendemos dentro do cotidiano das relações familiares. A Oficina não existe para doutrinar, mas sim possibilita reflexões que contribuem significativamente para o nosso crescimento”, diz Valéria Miranda de Araújo.

Analisando a realização das Oficinas durante o ano de 2017, Dra. Débora Cunha diz que “foi um ano de muito aprendizado quanto ao Projeto. Pudemos colocar em prática o que estudamos na teoria, entender como se comportar diante do grupo, contornar as dificuldades e comemorar nossa evolução”.