O Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, Coordenador Nacional da Primeira Infância, participou no último dia 16, Dia da Ouvidora e do Ouvidor, de Live realizada pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, voltada para adesão à Rede Nacional Primeira Infância. O evento contou com a participação do Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, Willian Fernandes; da Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, Cida Freire e da Coordenadora da Secretaria Executiva da REPI-PE e Coordenadora Adjunta da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância , Solidade Menezes .
O Presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas ,Willian Fernandes destacou a representatividade do momento. “As Ouvidorias Externa têm cumprido importante papel na agenda dos direitos humanos. Embora ‘ouvir’ remeta a atividade passiva, fato concreto é que as Ouvidorias têm é dado voz aos mais diversos segmentos da sociedade. Nas Defensorias Públicas as Ouvidorias têm intensificado de maneira exponencial a relação entre a Instituição e seu público-alvo. No dia de hoje, em que se comemora o Dia Nacional do/ Ouvidor/a, marcamos esta data de forma muito simbólica com o ingresso de nosso Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas à Rede Nacional Primeira Infância. Trata-se de uma iniciativa importante, liderada pelo nosso coordenador temático Djan Moreira, que tem promovido importantes avanços na agenda da criança e adolescente. A Live realizada oportunizou a reunião de importantes entidades que militam na defesa dos direitos humanos no Brasil.”
“A noite de ontem marcou mais um passo que o Conselho Nacional de Ouvidorias da Defensoria Pública (CNODP) deu em direção a consolidação em defesa e garantia do direito das crianças. Foi uma noite de celebração pela adesão do CNODP à Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). A RNPI é formada por mais de 270 instituições que comungam dos mesmos princípios e diretrizes e que desde 2007 se articulam e mobilizam projetos e ideias para que as crianças tenham acesso a todos os seus direitos. Como coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI, essa adesão fortalece a Rede e representa mais uma oportunidade de unir forças para colocar às crianças na centralidade das políticas públicas”, complementou Cida Freire.
Para Solidade Menezes, o dia do Ouvidor teve uma incidência significativa para o CNODP e para a RNPI. “A realização da live foi de relevância nacional. O CNODP através do Sr. William Fernandes e do Ouvidor Djan Moreira do Piauí, consolidou a adesão de parceria com Rede Nacional da Primeira Infância. Foi um momento histórico para ambos. Teve a minha participação, apresentando nossa experiência com a REPI PE e a importância de uma ouvidoria como parceira no território estadual e nacional.A discussão foi consensual nas falas, enfatizando os princípios constitucionais e o Artigo 227”, afirmou.
Djan Moreira por sua vez destacou a importância da adesão do Conselho de Ouvidorias das Defensorias Públicas aderirem à Rede Nacional Primeira Infância. “Reconhecemos o empenho e dedicação do nosso Presidente Willian Fernandes. Foi dele que partiu a ideia de criar na sua gestão, as coordenações. Desde 2016 tenho a Primeira Infância como prioridade. Sugerimos ao CNODP a adesão à RNPI que reúne a nata quando o assunto é Primeira Infância no Brasil e no mundo. Nossos agradecimentos à todos os membros da Rede Nacional Primeira Infância que aprovou nossa entrada, à Secretaria Executiva por dar prosseguimento que iniciou com a ANDI e agora com a UNCME. Viva a Primeira Infância”, afirmou o Ouvidor-Geral da DPE-PI.
Também participou da live Isabela Henriques, diretora do Instituto Alana, integrante do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP