O Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, participou na última quarta-feira (23), da primeira reunião de trabalho com os integrantes da Rede Ouvir Piauí. A entidade, criada em 2013, congrega as Ouvidorias de órgãos e instituições públicas do Estado. Além da Defensoria Pública (DPE/PI), Ministério Público (MP/PI) e Tribunal de Contas do Estado(TCE-PI), a Rede é composta ainda por TRE (Tribunal Regional do Piauí), TJ-PI (Tribunal de Justiça do Piauí), TRT-22ª (Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região), APPM (Associação Piauiense de Municípios), OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí), Ouvidoria-Geral de Teresina e Ouvidoria-Geral do Governo do Estado.
O Colegiado tem como objetivo a otimização dos trabalhos executados pelas suas Ouvidorias e seus respectivos órgãos, permitindo criar ferramentas para encaminhamento e troca de informações das manifestações, facilitando o atendimento ao cidadão quando a demanda for de competência distinta do órgão a qual buscou.
A nova composição da Diretoria da entidade para o biênio 2020/2021, foi eleita dia 12 de maio durante reunião extraordinária. Na ocasião foram empossados os novos diretores, vice-diretores e demais membros do colegiado. A Procuradora de Justiça e Ouvidora do Ministério Público do Piauí, Raquel de Nazaré Pinto Costa Normando e o Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, assumiram os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Também integra a nova Diretoria o Ouvidor adjunto da OAB, seccional Piauí, Rodrigo Vidal, no cargo de secretário da Rede.
Djan Moreira comentou sobre o encontro. “Deliberamos sobre o calendário da Rede Ouvir Piauí, uma vez que a nossa reunião é bimestral. Também houve apresentação sobre as Ouvidorias Municipais. Destaco que aqui no Piauí, nós temos 133 municípios que contam com as Ouvidorias municipais, e é também um objetivo, um compromisso dessa gestão, poder sensibilizar os prefeitos e prefeitas, no sentido que implantem as Ouvidorias municipais, nos municípios onde ainda não tenha. E nós, mais uma vez, colocamos a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Piauí, agora assumindo a vice-presidência da Rede Ouvir Piauí, à disposição para intermediar esse diálogo”, finalizou.
Também participaram do encontro a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura e a Presidente da Rede Ouvir Piauí e Ouvidora do Ministério Público do Piauí, Raquel de Nazaré Pinto Costa Normando, além de Pedro Mousinho, Ouvidor-Geral do Município de Teresina; Soraya Castelo Branco, Ouvidora-Geral do Estado do Piauí; Rodrigo Vidal, Ouvidor Adjunto da OAB, seccional Piauí; o Ouvidor da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Sérgio Gallas; a assistente da Ouvidoria do TRT22, Mônica Sousa Costa.