Com o objetivo de promover o intercâmbio institucional entre as Defensorias Públicas, a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Sirlene Assis, deu início na manhã desta segunda-feira (21), a uma série de visitas ao estado do Piauí, tendo por finalidade a troca de experiências sobre as ações desempenhadas pelas Ouvidorias.
O cronograma de visitas foi iniciado às 9h, no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, localizado na Rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, zona Leste de Teresina. Na oportunidade, a Ouvidora Sirlene Assis, acompanhada do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, visitou o Gabinete do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e do Corregedor Geral da Defensoria, Francisco de Jesus Barbosa. Após a recepção na sede da DPE/PI, o cronograma prosseguiu com reunião com a Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, na sede da Vice-Governadoria do Estado do Piauí.
“As Defensorias Públicas são irmãs, e a Defensoria Pública do Piauí e da Bahia possuem essa irmandade ainda mais fortalecida, por sermos da região Nordeste,onde temos as mesmas vivências e lutas para o seu fortalecimento, para garantir os direitos da população mais vulnerável do nosso Estado. Então esse é um momento de troca, de intercâmbio, de conhecimento, de fortalecimento, como diz Paulo Freire: “Esperançar”, mais do que nunca, nesse momento que o país está vivendo, é u m momento de não recuar, mas sim avançar na luta dos direitos humanos. E a Defensoria Pública do Piauí tem dado essa atuação, tanto a nossa Ouvidoria, através de nosso ilustríssimo Ouvidor Djan Moreira, e nosso Defensor Geral, Erisvaldo Marques e nossa Subdefensora, Carla Yascar, que são lideranças que têm levado a Defensoria Pública dentro de uma perspectiva da Justiça com equidade, com respeito, com a humanização do serviço prestado à sociedade”, afirmou a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sirlene Assis.
O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, reiterou a importância do diálogo institucional entre as Defensorias Públicas, com vistas a possibilitar uma maior troca de experiências entre as Instituições, no âmbito da atuação voltada para a prestação de serviços realizados pelas Ouvidorias. “É com enorme satisfação que recebemos aqui a Ouvidora-Geral da Defensoria da Bahia, Sirlene Assis, que tenho certeza muito irá contribuir no estreitamento dessa relação institucional que só traz benefícios, especialmente para os nossos assistidos, com os quais estamos mais diretamente em contato. Serão dias muito produtivos. Aproveito para agradecer a toda a Gestão da Defensoria e aos servidores da Instituição pela receptividade, assim como à Vice-Governadora Regina Sousa, pela acolhida à Ouvidora Sirlene Assis..
Para o Defensor Público Geral do Piauí , Erisvaldo Marques, a visita institucional da Ouvidora da DPE/BA representa o fortalecimento de ambas as Instituições, reforçando o compromisso no aprimoramento do serviço prestado. “O papel desempenhado pelas Ouvidoras-Gerais Externas tem sido muito relevante para a Defensoria Pública, pois ajuda a fortalecer o vínculo entre a Instituição e o nosso público. No Piauí a Ouvidoria tem contribuído de forma significativa com a Gestão por meio de um trabalho atuante e comprometido do nosso Ouvidor-Geral, Djan Moreira, e tenho absoluta certeza que na Defensoria da Bahia não deve ser diferente pelo que já conhecemos da história de vida e de compromisso da Ouvidora Sirlene Assis. Assim, é com grande alegria que a recebemos em nossos estado e certamente será uma troca salutar de experiências que só enriquecerá ainda mais o trabalho das Ouvidorias Dops dois Estados, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da Defensoria Pública”, enfatizou.