O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, em companhia da Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sirlene Assis, realizou visita na última quinta-feira (24) à Comunidade Quilombola Mimbó, localizada na zona rural de Amarante. O objetivo foi voltado para a coleta de demandas da comunidade, reafirmando o compromisso das Defensorias Públicas na busca pela efetivação da plena assistência jurídica à população.
O Ouvidor- Geral da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, avaliou a importância do encontro, que teve como participantes, além da Ouvidora-Geral da DPE/BA, Sirlene Assis, os moradores e lideranças da comunidade, o Secretário municipal de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão; e o presidente da Associação Técnicos em Fiscalização Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Paulo Afonso Pereira Lima.
“Fomos à Comunidade Quilombola Mimbó, que tem mais de 202 anos, e foi um momento muito importante. Sirlene Assis, tem a expertise na escuta, na realização de rodas de conversas, na realização de audiências públicas, e poder estar ali, bebendo dessa fonte apontou o caminho como nós vamos agir diante das demandas que lá surgiram. Aqui dedico a minha gratidão à Ouvidora-Geral da Defensoria Pública da Bahia, Sirlene Assis e agradeço a receptividade, reconhecendo a liderança da Marta Regina, Defensora Popular. Foi um momento de reafirmar ‘Nenhum direito a menos!’, novamente, nosso reconhecimento também ao nosso Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, por viabilizar a nossa ida até a Comunidade Quilombola Mimbó”, afirma Djan Moreira.
Liderança da Comunidade, Marta Paixão, ressaltou a relevância de receber os Ouvidores das Defensorias Públicas. “Tivemos o prazer de receber nossos companheiros aqui no nosso Quilombo, onde tivemos a oportunidade de esclarecer grandes dúvidas sobre titulação de terras. Foi um prazer tê-los em nossa comunidade e a comunidade está muito feliz pela visita. Esperamos que retornem, com novos encontros. Que aconteça esse movimento da Ouvidoria,da Defensoria Pública e da comunidade”.
O secretário municipal de cultura do município de Amarante, Ronaldo Brandão, falou sobre a importância em receber os representantes das Defensorias Públicas dos Estados do Piauí e da Bahia. “A nossa intenção é exatamente mostrar a potencialidade do turismo em Amarante e atrair o público de fora para ver a nossa história. Estamos muito felizes”.
Paulo Afonso Pereira Lima, presidente da Associação de Técnicos em Fiscalização Federal Agropecuária, do Ministério da Agricultura, falou sobre o encontro. “Tivemos o privilégio de acompanhar a Ouvidora-Geral da Bahia, Sirlene Assis, e o Ouvidor da DPE do Piauí, Djan Moreira, em visita ao Quilombo Mimbó, onde tivemos calorosa recepção. Na ocasião foi realizada reunião entre os moradores e os ouvidores, tendo como objetivo orientá-los na questão da legalização de terras, portanto foi uma visita de alta relevância, gerando muita satisfação por parte da comunidade”, disse.