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Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública apresenta relatório de gestão do ano de 2022

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Publicado em 29, março de 2023 às 15:06

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O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), Djan Moreira, apresentou na manhã desta quarta-feira (29), o relatório do seu segundo ano de gestão junto à Instituição. O documento, de 50 páginas, reúne todas as ações promovidas no âmbito da Ouvidoria-Geral Externa da DPE/PI entre os meses de janeiro de 2022 até dezembro de 2022. A entrega do relatório contou com a presença da auxiliar de gestão da Ouvidoria, Débora Silva Viana.

Entre ações que objetivam a ampliação do acesso à Justiça, promoção da educação em direitos, defesa dos direitos dos assistidos, visando construir e fortalecer formas de atuação pautadas na interlocução efetiva com os(as) assistidos(as) e as Organizações da Sociedade Civil, o documento apresenta, em ordem cronológica, algumas das atividades desempenhadas pelo órgão auxiliar da Instituição.
De acordo com o relatório, foram registradas 2.360 manifestações, entre atendimentos, prestação de informações, denúncias, recebimento de reclamações, demandas coletivas, retornos, elogios e sugestões.

“Em termos quantitativos de acesso, a Ouvidoria-Geral tem apresentado aumento significativo na procura por seus serviços ao longo dos anos e à medida, também, que a Defensoria Pública do Estado do Piauí amplia sua abrangência”, diz o documento apresentado.

Segundo os dados apresentados, a Ouvidoria-Geral externa da Defensoria Pública do Estado do Piauí aumentou sua atuação em 176%, em comparação ao ano de 2021, quando registrou 855 manifestações.

Além da capital, a Ouvidoria recebeu manifestações de outros 40 municípios piauienses, com solicitações diversas. Os dados também apontam que a Ouvidoria foi buscada por mais 11 estados: Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.A nível internacional, a ouvidoria-geral registrou um único atendimento, originado da Costa do Marfim.

“Estamos entregando ao Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, em seu último dia de gestão frente à Instituição, o nosso relatório de gestão da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, referente ao ano de 2022. Queremos aqui dizer muito obrigado por todo o seu apoio, olhar e respeito à Ouvidoria-Geral, não só referente ao ano de 2022, mas a todo o biênio em que o senhor esteve à frente da Defensoria Pública do Piauí”, destacou o Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira.

De acordo com o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, as ações desempenhadas pela Ouvidoria-Geral Externa da DPE/PI têm sido muito importantes para o fortalecimento da Defensoria Pública. “A Defensoria só tem a agradecer ao nobre Ouvidor-Geral Djan Moreira, que é uma pessoa que tem uma história no estado do Piauí e tem que ser respeitada, e que desde criança batalhou muito pela vida, atuando dentro dos movimentos sociais, então é a pessoa mais certa para a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de ser gestor e ter Djan Moreira como Ouvidor. E dessa forma nós temos a certeza que contribuímos muito para o Piauí e para a Instituição também, nas suas ações. É importante ressaltar o diálogo que Djan Moreira tem não só com a Gestão, mas com os Defensores e com a sociedade civil. Agradecemos a entrega do relatório de 2022, um relatório bem detalhado, com com número significativo e que demonstra a atuação e o compromisso que Djan Moreira tem com a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, concluiu.

Clique aqui para conferir o relatório.

A Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral é um instrumento de escuta e mediação, onde assistidos (as),sociedade civil, membros, servidores, estagiários, apresentam suas manifestações, elogios, reclamações, sugestões, informações, demandas coletivas, auxiliando no crescimento da Instituição.

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí é um mecanismo relevante e consolidado para garantir uma contínua reflexão, conjunta com a Instituição, sobre como esta, poderá realizar seus trabalhos com qualidade e eficácia e, ao mesmo tempo, construir e fortalecer formas de atuação pautadas na interlocução efetiva com os (as) assistidos (as) e as Organizações da Sociedade Civil.

Para falar com a Ouvidoria, de segunda a sexta feira, das 08h às 14h:
Telefone: (86) 9 9477 1628