A Ouvidoria-Geral externa da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou 1.623 atendimentos no primeiro semestre de 2024. Os dados constam em relatório encaminhado à Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
O documento apresenta, em ordem cronológica, as atividades desempenhadas no referido período que abrange os meses de janeiro a junho. Do total de atendimentos computados 1.089 são relativos a solicitações de informações, 388 a retornos e 20 a ciência em processos. Também foram computados elogios (09), sugestões (03) e demandas coletivas (01). Dentro do seu papel de promover o intercâmbio entre a Defensoria e a população a Ouvidoria também recebe reclamações dos usuários da Instituição e denúncias que são imediatamente encaminhadas para o setor competente para que possam ser conhecidas e solucionadas, sempre visando que a Defensoria ofereça um serviço qualificado e eficaz aos seus assistidos e assistidas.
No relatório apresentado, a Ouvidoria-Geral também faz referência aos canais utilizados para o contato com a população, sendo o telefone o principal, deles , contabilizando 1.179 ligações. Os atendimentos presenciais que acontecem na sala da Ouvidoria, localizada no edifício-sede da Defensoria Pública, na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, contabilizaram 242. Também 164 manifestações foram recebidas por e-mail e as demais pelos sistemas E-SIC, SEI e FALA BR.
Além da capital, a Ouvidoria recebe manifestações dos municípios piauienses, com solicitações diversas, entre informações, reclamações, retornos, ciências de processos, demandas coletivas, denúncias, sugestões e elogios.
De acordo com a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, as ações desempenhadas pela Ouvidoria-Geral Externa têm sido muito significativas, contribuindo para o fortalecimento da Instituição. “Recebemos com grande satisfação os dados apresentados pela Ouvidoria-Geral Externa relativos ao primeiro semestre deste ano de 2024. Os números apresentados mostram que tem sido eficaz esse contato da Ouvidoria com o público externo servindo como uma ponte para que as pessoas tenham acesso à Instituição e também demandando no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento dos nossos serviços a partir das constatações feitas nesses contatos. Parabenizamos a equipe da Ouvidoria na certeza de que continuará trabalhando para o fortalecimento da Defensoria Pública”, afirmou.
Para falar com a Ouvidoria:
De segunda a sexta feira, das 08h às 14h:
Telefone: (86) 9 9477 1628
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Teresina Piauí