Notícias

Palestra sobre Programação Neurolinguística foi bem avaliada pelos participantes

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, janeiro de 2018 às 22:42
Palestra sobre Programação Neurolinguística

Palestra sobre Programação Neurolinguística

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, iniciando seu calendário anual de eventos, realizou na última quinta-feira, dia 25 de janeiro, palestra sobre Programação Neurolinguística (PNL).

Ministrada pelo professor Mário Jorge Chagas, que possui um rico histórico profissional, a palestra aconteceu no auditório da Esdepi e foi destinada a Defensores Públicos, servidores e colaboradores da Instituição.

“Trata-se de uma disciplina que traz o conhecimento dos comportamentos humanos, porque fazemos o que fazemos, como geramos esses comportamentos e em relação a isso vamos estudar a comunicação humana, os relacionamento interpessoais e a gestão emocional, de modo que, conhecendo como se gera um estado emocional, a gente possa gerenciar melhor nossos relacionamentos humanos. A PNL se debruça sobre o comportamento humanos e como so padrões de linguagem nos levam a ter comportamentos mais ou menos adaptáveis à situação atual”, explicou no momento da palestra, Mário Jorge Chagas.

As pessoas que participaram da palestra foram unânimes em reconhecer a importância do tema tratado.

“Achei uma interessante ferramenta de comunicação e mudança pessoal”, diz a Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha.

“A palestra foi muito proveitosa. Permitiu-nos trocar ideias a respeito da vida corrida, atribulada e estressante que levamos hoje. Também sobre atitudes para manter o foco, a atenção no desempenho das atividades do cotidiano, bem como o que fazer para afastar as doenças dos tempos modernos, como a depressão. Ainda, falamos sobre as redes sociais, como elas aproximam e ao mesmo tempo separam as pessoas. O palestrante, pessoa comprovadamente experiente e conhecedor da área de que fala, mostrou-se extremamente competente e soube nos transmitir seus conhecimentos. Fiquei muito feliz por ter participado e adquiri conhecimentos que me ajudarão bastante na minha vida profissional e também na pessoal”, afirma o Diretor das Defensorias Regionais, Dr. Gerson Henrique Silva Sousa.

A secretária do Gabinete da Subdefensoria Pública Geral, Jucélia Moreira Lima Cornélio também se manifestou sobre o aprendizado adquirido. “Para quem não conhecia a PNL,  percebeu o quanto o nosso cérebro é importante  e responsável por todas as nossas ações,   refletidas em vários campos de nossas vidas desde o pessoal, familiar, o servir  e no profissional.

Acredito que é um molde poderoso para a mudança do modelo de comunicação dos dias de hoje, em que ainda trazemos na fala a negatividade, que muitas vezes não é percebida, mas que refletem nos resultados,  nas nossas ações e consequentemente no futuro, na busca dos nossos objetivos”, diz.

Para o motorista Airton Santos os ganhos foram muitos. “Eu achei muito proveitoso e um boa iniciativa por parte da Esdepi, pois o momento que estive ali, aprendi um pouco do que  foi transmitido e percebi o quanto é importante para nós tratarmos do nosso próprio psicólogico. E com isso aprendemos a lidar e a valorizar cada momento que temos, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja, no trânsito ou em qualquer outro ambiente que temos contato com pessoas distintas. Na questão que tange a Palestra PNL, pude também perceber que quando se trata de liderança é fundamental planejar, focar nas metas, não desistir mesmo que os resultados não sejam favoráveis.
As minhas impressões são as melhores, pois a Defensoria deu oportunidade para todos participarem desta palestra tão produtiva. Só perdeu quem não participou pois pra mim foi um avanço da Defensoria. Parabéns”, diz.

“Estou muito feliz que a abertura do calendário de atividades da Esdepi tenha sido com temática que, apesar de não jurídica, tem forte relevância na vida pessoal e profissional de todos que compõe a DPE-PI. O calendário deste ano já foi planejado pela equipe de coordenadores da Esdepi (Dra Alynne e Dr Jeiko) juntamente com a colaboradora Amanda e vem com muitas novidades para toda a Instituição. Espero que haja uma maior participação de todos, pois os eventos são preparados com muito carinho e dedicação, sempre direcionados para auxiliar no aprimoramento e na atualização dos Defensores, dos colaboradores e dos estagiários”, destaca a Diretora da Esdepi, Dra. Andrea Melo de Carvalho..

“Certamente foi um ganho para todos que integram a Defensoria Pública a palestra do Dr. Mário Jorge, que tem um trabalho reconhecido e respeitado. Essa capacitação claramente será revertida em um aprimoramento do trabalho que prestamos aos nossos assistidos”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.