Será realizada às 10h desta sexta-feira, dia 30 de agosto, no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública, a palestra “Sistema de Gestão Integrada de Riscos”, tendo com ministrante a Delegada e Superintendente de Gestão de Risco da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Dra. Eugênia Villa. A Casa de Núcleos fica localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, no Bairro de Fátima, zona Leste de Teresina.
A política de gestão de riscos atualmente desenvolvida no Piauí reúne os campos das Instituições de Justiça, Segurança Pública, Assistência Social e Tecnologia. O intuito é dar maior atenção às categorias de risco, com adoção de medidas direcionadas a cada perfil específico.
Dra. Eugênia Villa fala sobre o papel da Defensoria Pública nesse contexto. “A Defensoria Pública é indispensável na temática de Gestão de Risco, sobretudo na segurança pública e na defesa social. Especialmente nessa parte que estamos agora iniciando, que é a avaliação de risco de pessoa custodiada, a Defensoria completa exatamente o lado da defesa dos direitos dessas pessoas. Estamos, com a gestão de risco, antecipando os riscos, ou seja, o que queremos é ter projetos de vida para essas pessoas, sair desse lugar comum e dessa política que só pensa no encarceramento massivo. Então, precisamos da Defensoria para nos ajudar a construir uma nova política criminal, com vistas à ressocialização, a uma revolução nesse modo de pensar de somente encarcerar pessoas. Nossa ideia é exatamente desconstruir essa política, considerando novas engrenagens e metodologias que promovam a ressocialização das pessoas que infringem a lei e a visão da Defensoria, que é a defesa dos direitos, é imprescindível para a construção dessa nova política de prevenção de fatores de risco”, afirma a Superintendente.
Para o Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, a Defensoria Pública tem interesse em conhecer a política de gestão integrada de risco para definira a sua situação. “Temos sempre executado ações que contribuem para a o desenvolvimento de políticas de ressocialização e temos interesse em conhecer a política da gestão integrada de riscos. Acreditamos que a fala da Dra. Eugênia Villa será enriquecedora para todos que comparecerem ao auditório da Casa de Núcleos na sexta-feira, oportunidade em que poderão conhecer detalhes desse novo projeto na de Segurança Pública do nosso Estado. Por isso mesmo convidamos a todos para que venham prestigiar a palestra”, diz Dr. Erisvaldo Marques.