A Força-Tarefa Defensorial, cuja etapa presencial foi concluída nesta quarta-feira (21), com o atendimento dos 304 internos da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Vereda Grande, em Floriano (247 Km de Teresina), vem recebendo manifestações satisfatórias por parte de representantes das demais Instituições e órgãos que compõem os sistemas de Justiça e Penitenciário na referida Comarca.
Nesta quarta-feira (21), estiveram presentes ao atendimento o Promotor de Justiça 4° Promotoria de Floriano, Danilo Carlos Ramos Henriques e o Diretor Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Edilson Mousinho. Ambos destacaram a importância do projeto.
“Vejo de forma positiva. A Unidade necessitava de verdade desse atendimento e a Defensoria está fazendo isso. O Ministério Público também tem um trabalho parecido, mas a Defensoria veio em maior número, conseguindo a abrangência total da Unidade, o que é muito positivo. O Ministério Público apoia e colabora analisando rapidamente e fazendo seus pareceres nos processos como os pedidos de remissão, etc.,sempre em harmonia com a Defensoria Pública. Uma parceria grande nesse sentido”, afirmou o Promotor Danilo Carlos Henriques.
O Diretor da Penitenciária, Edilson Mousinho, também se manifestou sobre a Força-Tarefa. “É um Projeto valioso para o Sistema Penitenciário, não só de Floriano, mas de todo o Piauí, porque traz o que todos nós estamos esperando, que seja rápido e resolutivo, dando a oportunidade de andamento nos processos. Percebemos, e a Força-Tarefa também detectou isso, que têm muitos presos que já cumpriram seu tempo de pena, então o que esperamos é que contribua para diminuir a quantidade de internos que estão irregulares dentro do Sistema Penitenciário. Só temos a agradecer a todos que se empenham nesse grande Projeto, muito importante para o Sistema Penitenciário, só temos a ganhar”, destacou.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial é coordenado pela Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e também pela Diretora Criminal da Defensoria, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito e tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade. Atuando ainda em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem.
A Subdefensora Pública-Geral, Carla Yáscar Belchior, comemora o desempenho do projeto em Floriano. “Hoje concluímos o atendimento dos 304 internos da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima. Toda a Unidade atendida pela equipe da Defensoria, que mais uma vez foi abnegada nessa ação, garantindo que pudéssemos finalizar o trabalho no prazo previsto. É sempre uma satisfação comprovar que a Defensoria Pública vem cumprindo eficazmente o seu papel de Instituição voltada para garantir direitos, conseguindo, especificamente nesse Projeto, corrigir distorções e ajudar a desafogar o Sistema Penitenciário. Mais uma vez agradecemos ao empenho de todos os envolvidos, aos parceiros sem os quais não teríamos como obter o êxito alcançado”, afirma.