Notícias

Perspectivas sobre presente e futuro são tema de ciclo de palestras na celebração do Dia das(os) Estagiárias(os) na Defensoria do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 23, agosto de 2024 às 14:23

WhatsApp Image 2024-08-23 at 13.13.35

Aconteceu nesta sexta-feira (23), no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí em Teresina, evento em alusão ao Dia do Estagiário e da Estagiária, que transcorreu no dia 18 do corrente mês. Com o tema “Perspectivas para Aproveitar o Presente e se Preparar para o Futuro”, o momento contou com palestras proferidas pelos Defensores Públicos Marcos Antônio Siqueira da Silva e Leonardo Nascimento Bandeira, que foram estagiários das Defensoria, e também com a participação da advogada Taisa Cavalcante e da médica psiquiatra Mariélia Barbosa Leal de Freitas. A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, esteve presente ao evento, assim como Defensoras e Defensores Públicos, e servidoras(es) da Defensoria.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.02.33WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.02.32

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, abriu os trabalhos do Rio de Janeiro (RJ), onde se encontra participando de atividades do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege). Carla Yáscar Belchior destacou a importância do estágio na Defensoria Pública. “O estágio na Defensoria Pública é reconhecidamente uma experiência importantíssima para a atuação profissional, reúne aprendizado e prática, e esse contato diário com o nosso público-alvo, nossos assistidos e assistidas, além de ser uma oportunidade de aprimorar o aprendizado, também traz a relevante contribuição que estagiários e estagiárias prestam à nossa Instituição, colaborando para que o nosso trabalho seja cada vez mais resolutivo. Temos o orgulho de oferecer esse estágio e de saber que ele tem contribuído, a cada ano, para colocar pessoas bem preparadas no mercado de trabalho, muitas das quais voltam para a Defensoria como servidoras, servidores e como Defensoras e Defensores Públicos”.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.02.26

As duas palestrantes convidadas analisaram como positivo o momento na Defensoria. “Fiquei muito honrada com o convite, em fazer parte desse espaço promovido pela Defensoria Pública, que visou celebrar o estagiário e também prepará-lo para o futuro, ajudando a decidir suas perspectivas de mundo, de caminho, bem como melhorar sua produtividade no ambiente de trabalho. A Defensoria é essa Instituição séria, que sempre visa o bem melhor para toda a sociedade. As palestras trataram de temas muito sérios, sobre saúde mental, produtividade, a meta de não ser mais um na multidão, que é o que o jovem deve ter em mente para entrar no mercado de trabalho”, disse Taisa Cavalcante.

Mariélia Freitas por sua vez falou sobre a relevância da discussão proposta. “Parabenizo a Defensoria Pública por esse atitude, de convocar profissionais da área de saúde mental para falar sobre se ter uma visão mais aguçada, sobre detectar sinais, sintomas, alterações de comportamento, desde os estagiários às outras pessoas que trabalham em outros cargos da Defensoria, para que, a partir do momento que percebam essas alterações façam essa escuta, esse acolhimento e direcionando a pessoa a buscar o serviço de saúde mental, que pode ser na área pública, através dos Caps, ou na particular. É muito importante e pertinente falar de saúde mental”, avaliou.

Defensora pública Ana Keyla Ferreira, coordenadora de estágio de Defensoria

A Coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, reforçou: “o momento foi muito importante para integrar os estagiários e trazer perspectivas e possibilidades de futuro. Foi importante, também, para tratar de temas como saúde mental e empreendedorismo, como forma de acolher os estagiários em relação a medos e dúvidas recorrentes nessa fase da vida. A manhã foi bastante produtiva e enriquecedora, com uma grande adesão por parte dos estagiários e estagiárias”.

A iniciativa da Defensoria Pública foi bem recebida pelos estagiários e estagiárias. “Ana Vitória Reis Madeira, estagiária da 6ª Defensoria de Categoria especial diz que o momento “foi muito bom, muito legal, reunindo todos os estagiários. Ajudou muito, porque você passa por certos stress e as palestras ajudaram a pensar na carreira, no que a gente quer futuramente”, disse.

“Achei o evento de hoje bem legal, porque trouxe três vertentes que a gente não está acostumada a ver. Não é todo órgão que tem a preocupação de olhar para a saúde mental do estagiário, trazer palestra sob essa perspectiva. Teve também o Defensor que já foi estagiário e contou um pouco da história, mostrando como foi importante se identificar com a área, querer o concurso, mostrando para gente que se estudar, persistir, se consegue algo também. Muito legal por parte da Defensoria fazer esse evento para a gente. Gostei bastante”, ressaltou Giovana Carvalho Santos, estagiária da 4ª Defensoria Cível.