A população assistida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí tem agora um espaço melhor estruturado, atendendo padrões de segurança e modernidade adotados pela atual gestão. Reformada e ampliada, a sede da Instituição na referida Comarca foi inaugurada nesta segunda-feira(26), pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior. Também estiveram presentes a Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite e o Diretor Administrativo da Defensoria, Humberto Brito Rodrigues, além do Defensor Público Alexandre Christian de Jesus Nolêto, e da Defensora Pública Maria Teresa de Albuquerque Soares Antunes Correia, que são titulares em Esperantina. O Secretário de Educação de Esperantina representou a Prefeita Ivanária Sampaio e a solenidade foi prestigiada por autoridades locais, servidores(as), estagiários(as) e assistidos(as).
Localizada na Rua Coronel Patrotínio Lages Rebelo, nº 519, no Centro de Esperantina, a Defensoria Pública, que já possuía duas salas para Defensores (as) , recepção, copa e apoio, agora conta também com duas salas para assessores(as), sala para estagiários(as) e teve a recepção totalmente ampliada, oferecendo maior conforto para a população.
O Diretor Administrativo da Defensoria, Defensor Público Humberto Brito Rodrigues, externou o contentamento com a entrega da obra. “Hoje é com muita satisfação que estamos entregando esse novo prédio da Defensoria Pública de Esperantina. Tudo iniciou com uma antiga reivindicação dos nossos colegas, que recebemos quando iniciamos a gestão e, dentro do que nosso Plano Estratégico exige, assim como a uma determinação expressa da nossa defensora Pública Geral, buscamos dar pronto atendimento a essa demanda de estruturação da Defensoria, empreendendo todos os esforços para trazer o melhor atendimento aos nossos assistidos, assim como conforto aos nossos servidores e estagiários, seguido esse caminho de dar mais dignidade e humanidade ao atendimento prestado no interior, igualando ao mesmo nível do atendimento da capital, e é isso que estamos buscando a cada dia, em um procedimento que envolve várias coordenações. Essa é uma demanda que nos engrandece, entregar um prédio bem estruturado, com acessibilidade. E vamos arguir com outras inaugurações, dentro desse mesmo padrão de qualidade”, destacou.
A Diretora das Defensoria Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite, também falou sobre a estruturação das Defensorias Regionais. “Esse momento é especial, porque quando ingressamos na Defensoria Pública do Estado do Piauí era outra a realidade do interior. Aqui em Esperantina, essa casa não tinha estrutura para atender a quantidade de pessoas da cidade e dos Termos da Comarca, que diariamente vêm buscar nossos serviços Não oferecia espaço mínimo para o trabalho grandioso realizado pela Defensoria em Esperantina, que sempre teve grandes Defensores e Defensoras. Então, é preciso valorizar essa trajetória e dizer que é uma alegria hoje entregar esse prédio pronto, com a estrutura que Esperantina merece. (…) Faço aqui esse registro público e agradecimento à nossa Defensora-Geral, Carla Yáscar e ao nosso Diretor Administrativo, Humberto Rodrigues”, destacou.
Titulares da Defensoria Regional de Esperantina, o Defensor Público Alexandre Nolêto e a Defensora Pública Maria Teresa Albuquerque, também manifestaram a satisfação com a entrega do novo espaço. “Hoje é um dia especial para todos nós (…) Agradeço à nossa Defensora -Geral, que é um porto seguro quando buscamos algo, e aos nossos colaboradores e colaboradoras, que são fundamentais no nosso dia a dia, dentro dessa correnteza bem atribulada de cotidiano, na qual as pessoas precisam de atenção e procuram esta Casa”, disse Alexandre Nolêto. “Esse momento é tão importante para a nossa Instituição e queremos agradecer a todos da gestão que escutaram nosso apelo para conseguirmos chegar a esse prédio, que tem estrutura boa e vai trazer mais dignidade para os nossos assistidos. A cidade está crescendo (…) e nós precisamos, como Instituição, poder oferecer à população, assim como aos nossos servidores, todo o conforto para o trabalho e solução de suas demandas”, disse Maria Teresa Albuquerque.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a sensação de poder entregar a reforma e ampliação da Defensoria em Esperantina. “Hoje é um dia para ficar marcado. A primeira inauguração neste segundo semestre, poder entregar essa nova sede da Defensoria em Esperantina. Cumprimento especialmente ao Alexandre e à Maria Teresa, que são os titulares na Comarca, e digo da minha felicidade de encontrar a todos neste dia tão especial. Esse é um momento muito importante para todos e todas nós que fazemos a Defensoria, temos na nossa gestão, que está próxima de fazer um ano e sete meses, esse cuidado de buscar cumprir com os compromissos que assumimos com os colegas, um dos quais é exatamente estruturar melhor a Defensoria Pública no interior do Estado. A Defensoria é a instituição mais jovem dentro do Sistema de Justiça, mas é aquela que tem uma das funções mais relevantes, que é prestar a assistência jurídica às pessoas hipossuficientes, em situação de vulnerabilidade, e trabalha de portas abertas para receber todas as demandas. É o local no qual as pessoas se sentem acolhidas, é onde buscam seu direito de defesa. Eu particularmente sei desse sentimento de quem trabalha no interior, da necessidade de investir mais em estrutura para oferecer condições dignas de trabalho e acolhimento e, a cada sede que entregamos, ouvimos como é bom trabalhar em um lugar bem estruturado, para que possamos exercer nossa função, que é tão importante. Agradeço o empenho de todos e todas que foram responsáveis por esse momento, são muitas mãos e mentes que se envolvem para que cheguemos a esse resultado, são meses de trabalho e tudo isso resulta em uma sede nova e estruturada como Esperantina merece”, afirmou.