Aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no Centro Social Urbano do Parque Piauí (CSU), na zona sul de Teresina, a posse popular dos(as) novos(as) 7 Defensores(as) Públicos(as), aprovados(as) no IV Concurso de Ingresso na Carreira da Defensoria Pública do Estado do Piauí e empossados no dia 19 de fevereiro do corrente ano. Foram empossados na ocasião as Defensoras Públicas Amanda de Andrade Caputo Tejo; Heleonora Cristina Silva Soares; Nancy Queiroz Cavalcante Carvalho de Holanda Miranda; Thayanny Dantas Duarte; e os Defensores Públicos Isaias Neto Santos Coaracy, Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa e Nikolai Olchanowski.
A Turma leva o nome da Professora Maria Sueli Rodrigues, em homenagearam à professora, militante feminista, falecida em 26 de julho de 2022, que deixou um importante legado na defesa dos direitos humanos, tendo influenciado na formação de profissionais, estudantes e pesquisadores.
A cerimônia, a segunda do gênero realizada pela instituição, se constitui como um momento em que as novas Defensoras e Defensores Públicos se comprometem na busca por ampliar o acesso à justiça e defesa dos direitos da população vulnerabilizada, através de uma série de ações de atendimentos realizados ao longo do evento, proporcionando esse contato maior com os movimentos sociais, órgãos e instituições, além da população em geral. O momento marca também o encerramento do curso de formação inicial para os sete novos membros na carreira da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em andamento desde o dia 20 de fevereiro do corrente ano.
Em seu discurso, a Defensora Pública recém empossada Heleonora Cristina Silva Soares, oradora da turma, destacou a importância do momento ao aproximar os novos membros da Defensoria Pública do Piauí dos usuários de seus serviços.
“Estar nesse espaço e falar em nome das novas Defensoras e Novos Defensores Públicos é um momento de grande emoção e felicidade, principalmente porque nossa turma homenageia essa a professora Maria Sueli Rodrigues, mulher negra, feminista, militante, pesquisadora, sociólogaa, dvogada, símbolo de muita inspiração para os movimentos de defesa dos direitos humanos no Piauí […] Esse momento simboliza a nossa saída dos muros da instituição, para reafirmar o nosso compromisso perante os que dão verdadeiro sentido à nossa existência, que são os movimentos sociais, a sociedade civil, as minorias, o povo. Não é por acaso que a Defensoria Pública é a instituição do sistema de justiça que deve estar mais próxima da população. É por vocês que estão aí na platéia que nós existimos”, disse a Defensora Pública.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, falou sobre a importância dos novos membros de carreira na Defensoria Pública do Piauí como forma de fortalecimento da Instituição.
“A posse popular é um momento de encontro entre os novos Defensores e Defensoras em que são certificados por pessoas da comunidade, que integram movimentos sociais e representam a população em situação de vulnerabilidade, pessoas que são usuárias dos serviços da Defensoria. É um momento importante para a Defensoria, importante para a sociedade, no qual a representatividade das pessoas e dos movimentos sociais se encontra com a Defensoria. Eles tiveram a posse solene dia 19 de fevereiro, passaram por um curso de formação extenso com muita teoria e também muita prática, participaram de várias atividades da Defensoria, sejam de Jornadas Itinerantes a juris, atendimento à população de rua, audiências, peticionamentos. Agora é o momento em que são apresentados à sociedade e iniciarão essa nova fase. Eles e elas vão, a partir dos próximos dias de maio, para as Defensorias Regionais, onde serão lotados”, pontuou.
Também presente no encontro, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, falou sobre a importância do momento:
“Hoje me alegro com essa Posse Popular, onde vamos fazer uma apresentação à comunidade de 7 Defensores e Defensoras que se integram a um trabalho extraordinário na Casa dos Direitos, que abre portas para quem não tem um documento, um registro de nascimento, identidade, para poder se cadastrar no Cadastro Único, ali abre portas para o Bolsa Família, BPC; são 38 programas que o presidente Lula coloca, por ano são 400 bilhões de reais para que a gente possa dar proteção social. Eu gosto desse trabalho, estou muito feliz porque sei que esse trabalho da Defensoria se espalha por todo o Piauí”, afirmou.
O diretor-geral do CSU do Parque Piauí, Jardel Ramos, falou sobre a relevância em levar os serviços da Defensoria Pública para a região sul da capital piauiense.
“Um sentimento de gratidão muito grande ter esse privilégio de ter a Defensoria aqui no CSU, quem ganha é a comunidade, que está presenciando esse momento histórico e o CSU por estar recebendo a posse popular. Quero parabenizar aos novos Defensores e novas Defensoras, para que possam atender as comunidades, as pessoas com todo amor e carinho. Parabenizar toda a Defensoria, na pessoa da Defensora-Geral, Carla Yáscar, que tem dado todo o apoio à equipe do CSU e a Itinerante que está fazendo atendimento aqui, são mais de cem atendimentos ofertados hoje para pessoas que procuram os serviços da Defensoria, então, é só gratidão”, concluiu.
Estiveram presentes ainda a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, as Defensoras Públicas Daisy dos Santos Marques, Karla Araújo de Andrade Leite, Sheila de Andrade Ferreira, e os Defensores Públicos Alessandro Andrade Spíndola, Erisvaldo Marques dos Reis, o Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Franzé Silva, além de representantes de secretarias, órgãos, e entidades parceiras da ação.