A Ouvidoria-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, na segunda-feira, 17 de março, o I Encontro Regional da Ouvidoria da Defensoria Pública, em Picos. O evento ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos e teve como público-alvo membros de associações de moradores, movimentos sociais e instituições da sociedade civil. Na ocasião, foram apresentadas as ações da Defensoria, as atribuições da Ouvidoria e acolhidas manifestações da sociedade civil, além de esclarecimentos sobre a atuação da instituição.
O encontro focou no diálogo e na aproximação com órgãos, entidades, movimentos sociais e, especialmente, com comunidades vulneráveis, ressaltando a importância da Defensoria Pública na garantia do acesso à justiça. Durante o evento, defensoras e defensores presentes expuseram suas principais frentes de atuação e destacaram a relevância de aproximar a instituição do seu público assistido.
O ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Thiago Oliveira Rodrigues, comentou sobre os objetivos e temas abordados no encontro: “Fizemos essa visita a Defensoria Pública de Picos, fazendo um contato com o assistido, conversando com a equipe, divulgando e falando sobre a nossa ouvidoria externa. Um contato direto para conversar sobre o acesso a direitos, cidadania, e sobre a qualidade dos serviços que são prestados pela Defensoria. É a ouvidoria mais próxima das pessoas no interior, descentralizada, fazendo com que cada voz seja ouvida”.
O defensor público Leonardo Bandeira, titular da 3ª Defensoria Pública de Picos, também esteve presente e ressaltou a importância do diálogo estabelecido com as entidades, movimentos sociais e a população: “Mantivemos contato direto com a população usuária da Defensoria Pública, explicando o funcionamento da instituição e a disposição da ouvidoria para ouvir reclamações e sugestões”, destacou.
A defensora Amabile da Costa Araújo, titular da 5ª Defensoria Pública de Picos, destacou a relevância do encontro ao aproximar a instituição de seus assistidos: “Reunimo-nos com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública e diversos movimentos sociais. Foi um momento importante para conhecer melhor as demandas, explicar como a Defensoria Pública atua e reforçar que estamos de portas abertas para receber a população.”
Mano Chagas, ativista social, enfatizou a importância da participação: “A Defensoria é fundamental para que nós, principalmente dos movimentos sociais, grupos, entidades e pessoas comuns, possam participar. Saio daqui grato por todo esse processo de participação, ampliando ainda mais argumentos para nossas discussões.”
O encontro também incluiu visitas às penitenciárias José de Deus Barros e Feminina Adalberto de Moura Santos, ambas em Picos, com o objetivo de colher demandas, conhecer iniciativas e apresentar os serviços da Defensoria Pública às equipes que atuam nas duas unidades prisionais.