Notícias

Projeto Conciliar pela Criança da DPE-PI é apresentado ao consultor do Prêmio Innovare

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, julho de 2024 às 13:51

e5adca2b-153d-4470-bffb-e5fcb5312cb2

O projeto “Conciliar pela Criança- Defensoria pela Prioridade Absoluta”, da Defensoria Pública do Estado do Piauí, está concorrendo ao Prêmio Innovare, reconhecidamente a premiação de maior repercussão no cenário da Justiça Brasileira. Nesta sexta-feira, dia 05 de julho de 2024, o projeto foi apresentado por sua idealizadora e coordenadora, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, ao consultor do Prêmio, Rafael Medeiros Cavalcanti de Albuquerque, durante reunião virtual da qual também participou a servidora Beatriz Oliveira Lima.

Durante a reunião, a Defensora Sheila de Andrade detalhou as especificidades do projeto e os benefícios que ele tem proporcionado a inúmeras famílias. O projeto, que conta com a parceria do Lacen/PI e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), tem como objetivo fortalecer a atuação institucional da Defensoria, promovendo a realização de conciliações concentradas em um período de uma semana, como forma de discutir e encontrar a melhor solução para os conflitos.

Ao comentar sobre a concorrência do projeto ao Prêmio Innovare, a Defensora Pública Sheila de Andrade expressou que “a participação no Prêmio Innovare é sempre um momento que enaltece o trabalho da Defensoria Pública como uma importante instituição do Sistema de Justiça, que se destaca na realização de projetos os quais são aliados na busca da pacificação social e promoção da assistência jurídica.”

“A atuação na Defensoria se mostra essencial na busca pela celeridade dos litígios que envolvem interesses das crianças. Os números do Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela prioridade absoluta demonstram a efetividade do projeto que, a cada ano, é aperfeiçoado, buscando a transformação da realidade social e a garantia dos direitos fundamentais dos menores envolvidos nas demandas”, reforçou Beatriz Oliveira.

No final da apresentação, o consultor do Innovare, Rafael Albuquerque, elogiou a participação da Defensoria no Prêmio. “A apresentação de hoje foi muito boa. Vejo a Defensoria sempre atuante, apresentando projetos que o Innovare aprecia muito, que são projetos voltados para o alcance social das pessoas mais humildes, que talvez não teriam seus direitos reconhecidos se não fosse pela Defensoria. Os projetos da Defensoria são sempre muito bons”, disse.

No próximo dia 12 a Defensoria do Piauí vai apresentar ao consultor do Innovare mais um projeto, será o Elas Por Elas, concebido e coordenado pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito.