Os Defensores que atuam na área de Família da Defensoria Pública conheceram nesta quarta-feira (08) as especificidades do projeto “Conciliar pela Criança : Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, durante reunião virtual com a Diretoria Cível, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, que é a idealizadora da iniciativa juntamente com os Defensores do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC) Gerson Henrique Silva Sousa e Alynne Patrício de Almeida Santos.
O Projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, que tem como parceiros o Lacen/PI e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e será realizado de 25 a 29 de outubro, tem por finalidade incrementar a atuação institucional da Defensoria Pública, favorecendo a realização de conciliações concentradas no período de uma semana, como forma de discutir e promover a melhor saída para solução de conflitos postos em pauta através do primeiro atendimento da Defensoria Pública e encaminhados para a mediação/conciliação no NUSCC, ou ainda que sejam voluntariamente procurados pelas partes interessadas durante o período de realização do projeto.
A Diretoria Cível da Defensoria, Sheila de Andrade, considerou a reunião positiva e destacou a necessidade da discussão interna do projeto. “Foi excelente, porque pudemos não só divulgar o Projeto para os Defensores e as Defensoras de Família, como também tirar dúvidas sobre quais ações podem ingressar, como oferta de alimentos, alimentos, execução de alimentos,exame de DNA, tudo em prol do menor. Esperamos que, ao longo desses cinco dias, possamos essas ações e atendimentos não se transformem em demandas judiciais, facilitando o acordo, podendo ser naturalmente resolvidas com a conciliação”, afirmou.
Durante o encontro também foi tratado sobre questões atinentes à Resolução 236, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI), sobre a chegada de mais três Juízes para auxiliar nas seis Varas de Família.