Aconteceu nesta sexta-feira (24), na Defensoria Pública Regional de Piripiri, a 5ª edição do Projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, iniciativa que busca garantir, por meio do diálogo e da conciliação, a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Durante a manhã foram realizadas 5 ações que resultaram em 4 acordos firmados.
Como em Luzilândia, em Piripiri a ação foi antecipada em relação ao calendário previsto e aconteceu na sede da Defensoria, localizada na rua Avelino Resende II, nº 326, bairro Garibaldi.
Para Leandro Ferraz, defensor público titular da 2° Defensoria Regional de Piripiri, “o Projeto cumpre a função não só de concentrar esforços no sentido de dar vazão a demandas envolvendo direitos das crianças, mas divulgar a importância de, enquanto sociedade, garantirmos a implementação destes direitos “com absoluta prioridade” (como determina a Constituição), enfatizando o papel crucial desenvolvido pela Defensoria Pública na difícil missão.” O núcleo defensorial promoveu cinco sessões de mediação, quatro delas resultando em acordos entre as partes envolvidas. “Nosso desejo é que a divulgação do trabalho atraia mais pessoas que vivenciam problemas desse tipo, contribuindo para sua resolução, criando espaços de diálogo e compreensão mútua capazes de engajar esforços no sentido de construir infâncias cada vez mais saudáveis e felizes.”.
Em Teresina, Altos, Corrente, Oeiras, Picos e São Raimundo Nonato, as ações do “Conciliar pela Criança” serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, com atendimentos e mediações voltados à proteção dos direitos de crianças e adolescentes.