Notícias

Projeto Conciliar pela Criança obtém êxito na maior parte das mediações realizadas em Parnaíba

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, outubro de 2023 às 12:51

WhatsApp Image 2023-10-25 at 12.34.11Foi bem sucedida a realização do projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta” em Parnaíba. A ação aconteceu na última segunda-feira (23), por meio da 2ª e da 7ª Defensorias de Parnaíba, que têm como titulares, respectivamente, os Defensores Públicos Marcos Antônio Siqueira da Silva e Giovanni Jervis Diógenes e Medeiros.

WhatsApp Image 2023-10-25 at 12.33.58As sessões ocorreram no turno da manhã com a maioria resultando em acordos. Na 2ª Defensoria Pública de Parnaíba foram realizadas seis sessões, sendo cinco de processo relacionados a alimentos e uma de alimentos e guarda, que resultaram em cinco acordos. Entre os processos escolhidos para participar do projeto, foram selecionados casos que tinham audiências marcadas para 2024 na 3ª Vara da Família da Comarca de Parnaíba. Os cinco acordos já estão nos processos com requerimentos de homologação judicial.

WhatsApp Image 2023-10-25 at 12.33.56O titular da 2ª Defensoria Pública de Parnaíba, Defensor Público Marcos Antônio Siqueira da Silva, ressaltou que a Regional foi convidada pelas Defensoras Públicas Débora Cunha e Sheila Andrade, coordenadora do projeto, a participarem do “Conciliar pela Criança” e destacou o objetivo da iniciativa. “Aderimos prontamente, pois atuamos sempre nesse propósito: conciliar e proteger a criança, ao tempo que valorizamos a educação em direitos. Ressaltamos o trabalho da nossa equipe formada pela assessora Marcela Laurentino, as estagiárias Amanda e Iara, assim como os servidores Cássio, Fábio e Moisés. Sem os mesmos nada daria certo ”, disse.

Na 7ª Defensoria Pública de Parnaíba, foram agendadas doze sessões de conciliação, das quais ocorreu o comparecimento de ambas as partes em sete, o que resultou em um total de 57% de acordos com êxito.O Defensor Público Giovanni Jervis Diógenes e Medeiros, titular da pasta, avalia o resultado geral como satisfatório. “Conseguimos acordo em quase 60% das sessões que ocorreram. O resultado foi satisfatório e já pensamos em replicar mais vezes, para tentar conciliar maior número de vezes as partes que procuram a Defensoria Pública, porque assim a solução do litígio é mais célere”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-10-25 at 12.33.57A idealizadora e coordenadora do projeto, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, comemora que os resultados alcançados no interior do Estado estão sendo positivos. “ Paranaíba realizou as sessões de forma exitosa, com acordos sendo firmados na maior parte dos casos. O que só vem ratificar o potencial da mediação na solução de conflitos. Agradecemos o empenho dos Defensores envolvidos, assim como de suas respectivas equipes que nos ajudam a prestar um serviço de excelência ao público assistido pela Defensoria Pública, mantendo as relações familiares incólumes de maneira que não sejam replicadas novas ações e que os interessados continuem com a boa convivência familiar”, ressalta.