O Projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta, realizado pela terceira vez pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, obteve resultados satisfatórios também em Picos e União, onde as audiências de conciliação aconteceram na última quarta-feira (25). O projeto é coordenado pela Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira e tem por objetivo promover a conciliação, buscando a melhor saída para solução de questões que envolvam execução de alimentos, oferta de alimentos, investigação de paternidade, alimentos gravídicos e ação de majoração de alimentos. Essa foi a primeira vez que o Projeto foi realizado no interior do Estado.
Em União das 20 sessões realizadas foram feitos acordos exitosos em 16, sendo destas , 11 relacionadas a alimentos, 1 para modificação de guarda, 2 de reconhecimento de paternidade e 2 de divórcio consensual com alimentos. A Defensora Pública titular da Defensoria Regional de União, Andrea de Jesus Carvalho, destaca que a realização das audiências contou com o empenho e eficiência da assessora Kananda Santos, da colaboradora Camile Carvalho e da estagiária Shinaydher Aparecida. “O mérito maior é da equipe que incansavelmente organizou as mediações e colaboraram ativamente para o êxito do projeto, o qual corrobora o provisório do Superior interesse dos menores e contribui para a celeridade dos pleitos que envolvem interesses de menores”, diz a Defensora.
Em Picos a ação foi coordenada pela Defensora Pública Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa. “ O Projeto Conciliar pela Criança ocorreu no dia 25 de outubro pela primeira vez em Picos, promovendo conciliações em demandas que envolvem direitos da criança e do adolescente, como alimentos, regulamentação do direito de convivência e guarda. Foi importante a inclusão de Picos nesta edição do Projeto, no sentido de cada vez mais regionalizar essas ações defensoriais que fomentam a resolução extrajudicial de conflitos, beneficiando a parcela mais vulnerável de nossos assistidos”, afirma a Defensora, que é gerente da Defensoria Regional de Picos, onde as mediações resultaram em 3 conciliações exitosas.
A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira destaca a satisfação com a realização do projeto no interior do Piauí. “É muito satisfatório constatar o resultado alcançado pelas Defensorias Públicas Regionais que estiveram incluídas no projeto este ano. Contamos com o trabalho abnegado das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos, assim como de suas respectivas equipes, para os bons resultados alcançados. Esperamos poder futuramente expandir ainda mais o Conciliar pela Criança, levando essa garantia de direitos para cada vez mais pessoas em todo o Estado. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos”, afirma.