Notícias

Projeto “Conciliar pela Criança” será realizado de 29 a 31 de outubro em Teresina e municípios do interior

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, outubro de 2025 às 13:42

conciliar PDF-2 (2)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realiza nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a 5ª edição do projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”.

Além da capital, a iniciativa já conta com a adesão de Defensorias Regionais nos municípios de Altos, Corrente, Luzilândia, Oeiras, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

O projeto tem como objetivo incentivar a conciliação em demandas que envolvem o interesse de crianças e adolescentes, a exemplo de ações de guarda e regulamentação de visitas, ações de execução e oferta de alimentos, investigação de paternidade, alimentos gravídicos e pedidos de majoração de pensão alimentícia, entre outras atividades.

Durante os três dias, as sessões de mediação serão realizadas de forma presencial e virtual, ampliando o acesso e garantindo que o maior número possível de assistidos seja atendido. Em Teresina, o atendimento será concentrado no edifício-sede da Defensoria Pública, localizado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, bairro Noivos. No interior, as atividades acontecerão nas sedes das Defensorias Regionais participantes.

As inscrições podem ser feitas em Teresina pelo telefone (86) 99426-1053 ou presencialmente no edifício-sede. Nos municípios do interior, os interessados devem procurar diretamente as unidades da Defensoria Pública.

O projeto também conta com a parceria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Laboratório Central (Lacen), fortalecendo a rede de apoio para os atendimentos.

Para a defensora pública Sheila de Andrade, coordenadora do projeto, a adesão crescente das regionais reforça o alcance social da iniciativa. “Esse é um projeto que, ao longo de sua existência, tem impactado positivamente a vida de inúmeras pessoas, especialmente crianças, mas também adultos, que passam a ter seus direitos assegurados a partir das audiências realizadas. Quanto mais Defensorias aderirem, maior será o número de famílias beneficiadas. Nossa expectativa é a melhor possível para esta edição e esperamos contar com ainda mais adesões, o que certamente contribuirá para o sucesso do projeto”, afirmou.