A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou, na última sexta-feira (6), mais uma etapa presencial do Projeto Força-Tarefa Defensorial na Colônia Agrícola Major César Oliveira (CAMCO). As atividades encerraram o cronograma de atendimentos previstos do projeto Força-Tarefa para os meses de agosto, setembro e outubro de 2023. Na oportunidade foram realizadas 238 análises processuais, 164 atendimentos presenciais e 56 atendimentos realizados pelo Escritório Social.
A ação foi coordenada pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, Coordenadora do Sistema Prisional da DPE/PI, e contou com a participação da Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, do Defensor Público Eduardo Ferreira Lopes, das assessoras do projeto Força-Tarefa Anna Paula Sousa Ribeiro e Ana Clara Da Silva Oliveira, além dos demais membros que integram a equipe da Força-Tarefa Defensorial e Escritório Social.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial, tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade, sejam sentenciadas e/ou provisórias, que não tenham condições de constituir um advogado em sua defesa. O projeto também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos(as) necessitem.
Sobre os atendimentos realizados, a Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira falou sobre a atuação do projeto Força-Tarefa, iniciativa voltada para o atendimento de pessoas privadas de liberdade.
“Um belíssimo trabalho realizado na CAMCO, onde mantém a unidade tranquila com um atendimento qualificado para os internos que tem na Defensoria Pública do Piauí o apoio jurídico necessário acerca das informações processuais”, afirmou.
O policial penal Marceoni Pinheiro Barros, Chefe de Disciplina da Colônia Agrícola Major César, falou sobre a ação realizada pela DPE/PI na unidade prisional. “Esse trabalho é um trabalho fantástico da Defensoria Pública, coordenado pela Defensora Pública Irani Albuquerque, que faz um belíssimo trabalho aqui na nossa unidade, um trabalho que mantém a unidade tranquila, com esse belo atendimento na nossa unidade, para os internos que não tem advogado particular”, afirmou.
O projeto Força-Tarefa Defensorial retorna à Colônia Agrícola Major César Oliveira no dia 17 de novembro, encerrando assim as atividades presenciais do projeto Força-Tarefa Defensorial na referida unidade prisional no ano de 2023.