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Projeto “Mente Cidadã” contabiliza 309 atendimentos nas três ações primeiras ações

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Publicado em 31, outubro de 2019 às 10:36

MENTE CIDADA APROVADO em JPG

A Coordenação do Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, apresentou o primeiro relatório referente às três primeiras ações desenvolvidas nos meses de setembro e outubro do corrente ano. O documento aponta a realização de 309 atendimentos a pessoas com transtornos mentais, público-alvo dessa ação defensorial, bem como aos seus familiares.

Abertura do Projeto no CAPSi

Abertura do Projeto no CAPSi

De autoria da Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família, O Projeto “Mente Cidadã” já foi realizado no Hospital Areolino de Abreu, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Municipal) e Centro de Atenção Psicossocial Sul CAPS III- Sul. Todos os atendimentos foram coordenadas pela autora, Dra. Patrícia Monte, que  considera a iniciativa como exitosa e destaca o crescente número de interessados no atendimento.

O relatório informa o número de atendimentos por ações e tipos de serviços.  Até o momento foram realizados 135 atendimentos no Hospital Areolino de Abreu, no dia 25 de setembro; 57 atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), dia 07 de outubro e 117 atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS III), no dia 17 de outubro, contabilizados os atendimentos de todos os serviços.

Dra. Carla Yáscar e Dra. Patrícia Monte durante o lançamento do Projeto, no Areolino de Abreu

Dra. Carla Yáscar e Dra. Patrícia Monte na ação no Areolino de Abreu

Em todas as ações, a Defensoria Pública contou com a importante atuação de parceiros como a Defensoria Pública da União (DPU), a Secretaria de Estado da Segurança, por meio do Instituto de Identificação; o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), essenciais pra o êxito da ação.

Entre os atendimentos realizados estão serviços de emissão de registro de identidade, solicitações de segunda via dos cartórios, passe livre idoso e PCD, passe livre cultura, agendamento para carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento e de registro geral, testes rápidos para identificação de enfermidades, consulta ao CAD Único, cadastro para o Bolsa Família, além de orientações técnicas, reunião de sensibilização, educação em direitos e encaminhamentos necessários.

Avaliando os resultados alcançados, Dra. Patrícia Monte diz que está bastante satisfeita com os primeiros dados pois avalia que a tendência da ação é agregar mais parcerias e contemplar mais cidadãos, que têm procurado os serviços ao terem conhecimento dos objetivos do projeto. “Ressalto que são objetivos realizar palestras de educação em direitos de família para a sociedade, capacitar assistentes sociais em relação aos direitos, e capacitar Defensores Públicos sobre a Rede de Assistência Psicossocial, para que todos se apoderem das informações do fluxo de serviços que amparam as pessoas com transtorno mental e seus familiares, no intuito de construir uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirma a Defensora.