Será no próximo dia 18 de junho, por meio da Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal oficial da Defensoria Pública, no Youtube, que a Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do “Projeto Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental” e da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) irá realizar o seminário “Saúde Mental da Pessoa Negra”. O evento será certificado pela Esdepi, que tem como diretora a Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho.
Os interessados em participar do seminário devem fazer inscrição até às 12h do dia 18 de junho, no site da Defensoria www.defensoria.pi.def.br, acessando a área Cursos. O link para acesso à sala do Zoom será disponibilizado até às 13h do dia 18, através do e-mail usado na inscrição. Para os inscritos na palestra, que efetivamente estiverem presentes na sala do Zoom, a Escola Superior da Defensoria irá emitir o certificado de 2h/aula.
A abertura do evento está prevista para às 15h, e será feita pela diretora da Escola Superior da Defensoria, Andrea Melo de Carvalho e pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que coordena o Projeto Mente Cidadã e também é diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria.
A partir das 15h10, o professor da Universidade Federal do Piauí, Benedito Carlos de Araújo Júnior, irá apresentar a palestra com o tema “Aspectos Sociais e Saúde Mental da Pessoa Negra”. O docente é bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestre em Educação pela UFPI (1998), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e trabalha os temas: violência, segurança pública, suicídio, mídia e poder. É também professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPI.
A segunda palestra, intitulada “Suicídio da População Negra”, será ministrada pela bacharel em Psicologia e coordenadora do Núcleo de Valorização da Vida em Oeiras, Milena Faustino, e terá início às 15h50. A psicóloga possui experiência em prevenção da suicídio e manejo em situações de automutilação sem intenção de morte e é militante do movimento negro, além de co-idealizadora do Coletivo de Negros e Negras de Oeiras e co-idealizadora do Coletivo Esperança Garcia.
A última palestra, com previsão de início a partir das 16h30, com o tema “Solidão da Mulher Negra”, será ministrada pela psicóloga clínica, psicopedagoga, terapeuta de casal e família, e terapeuta comunitária integrativa, diretora da Sherpa Terapias Integradas e membro do coletivo Feira Preta, Rosangela Parga.
Após as palestras, a partir das 17h10, será aberto o momento para as discussões, onde todos os participantes poderão enviar perguntas aos três palestrantes.