Notícias

Projeto “Mente Cidadã Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, atende significativo número de pessoas no CAPS Sul

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, outubro de 2019 às 16:15
Dra. Patrícia Monte explica como se desenvolve o Projeto

Dra. Patrícia Monte explica como se desenvolve o Projeto

Com um significativo número de assistidos, o Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS3), localizado no bairro Três Andares, recebeu nesta quinta-feira (17) as ações do Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, de autoria da Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família.

Defensora fala aos assistidos presentes no CAPS

Defensora fala aos assistidos presentes no CAPS

O Projeto consiste na orientação jurídica, judicial e extrajudicial, às pessoas com transtorno mental e seus familiares,  visando ainda chamar a atenção para a rede de assistência psicossocial, buscando humanizar o atendimento prestado. Foram oferecidos no CAPS 3 serviços de emissão de passe livre idoso e PCD, passe livre cultura, agendamento para carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento, consulta CAD Único, cadastro para o Bolsa Família, além de orientações técnicas e encaminhamentos necessários.

Para a execução do Projeto,  a Defensoria Pública conta com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública da União, Instituto Nacional de Seguridade Social, Secretária de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Fundação Municipal de Saúde,  Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

A assistida M. P., que trabalha com venda de alimentos, ficou satisfeita com o atendimento recebido no CAPS 3. “Vim aqui para buscar registro, carteira de trabalho e CPF e também uma questão de curatela. Foi tudo resolvido a contento”, disse.

Equipe da Defensoria durante o atendimento

Equipe da Defensoria durante o atendimento

Dra. Patrícia Monte discorreu sobre as especificidades do Projeto. “Hoje realizamos a terceira ação do Mente Cidadã no CAPS 3. Além do atendimento da Defensoria, O Projeto conta com parceiros imprescindíveis para facilitar a busca e concessão dos benefícios legais de proteção às pessoas com transtorno mental e seus familiares. Cada edição tem sido um sucesso. Estão com a gente hoje a Defensoria Pública da União, Instituto de Identificação, por meio da Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Estado da Saúde; Fundação Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental.  Queremos enfatizar que essas ações só acabarão quando visitarmos todas a unidades  do Estado e município de Teresina. Também algum ponto de atendimento a saúde mental, ainda que seja privado, se tiver pessoas vulneráveis financeiramente, pode entrar em contato com a Defensoria e solicitar a ação, porque  quanto mais usuários conseguirmos atender, mais sucesso para o Projeto, que acredito ser essencial para garantir o usufruto de direito e da cidadania de pessoas com transtorno mental”, diz a Defensora, destacando que foram muitas as demandas de pedidos de cadastros habitacionais e seria importante que a  ADH ou Sendhu também se integrassem às próximas ações.