Notícias

Projeto ‘Mente Cidadã’ leva orientação jurídica e cidadania ao CAPS II Sul em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, julho de 2025 às 15:48

IMG_1701

O projeto Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental, da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), esteve nesta quinta-feira (3) no CAPS II Sul, no bairro Pio XII, zona Sul de Teresina. Durante toda a manhã, foram realizados atendimentos voltados especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco no acesso à documentação e orientação sobre direitos.

A ação contou com grande participação da comunidade e reuniu instituições parceiras, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Secretaria de Assistência Social (Sasc), Secretaria de Segurança Pública – Instituto de Identificação, que também ofereceram serviços ao público.

Estiveram presentes defensoras e defensores públicos que integram a última turma empossada, atualmente em formação inicial para a carreira na Defensoria Pública do Piauí. O momento contou ainda com a participação da defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, da subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, e do ouvidor-geral externo da DPE/PI, Thiago Oliveira Rodrigues, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), reforçando o compromisso institucional da DPE/PI com a escuta e o atendimento direto à população.

Idealizado pela defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que também atua como diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, o projeto Mente Cidadã tem como objetivo ampliar o acesso à orientação jurídica para pessoas com transtornos mentais, oferecendo acolhimento qualificado e promovendo a defesa de seus direitos. A iniciativa também contempla familiares e cuidadores, reconhecendo os impactos que essas realidades provocam no cotidiano das famílias.

“Promovemos nesta quinta-feira uma manhã de atendimentos voltados à população hipossuficiente da zona Sul da capital. Cada ação do projeto Mente Cidadã é muito gratificante e representa o esforço conjunto de diversos órgãos parceiros. O acesso aos direitos ainda é muito limitado para muitas pessoas, e o projeto busca justamente oferecer um atendimento mais próximo, mais humano. Agradeço a todos os que estiveram conosco nessa iniciativa tão necessária”, afirmou a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, idealizadora e coordenadora do projeto ‘Mente Cidadã’.

A assistente social e coordenadora do CAPS II Sul, Aureni Batista Lima, também ressaltou a importância do momento:

“Essa ação facilita a vida dos usuários, especialmente no que diz respeito à documentação. Muitas pessoas aproveitaram para dar o primeiro passo na recuperação de seus direitos e de sua dignidade. Acreditamos que cuidar da saúde mental também é garantir acesso à cidadania. Com gestos simples, é possível acolher, incluir e transformar vidas”, destacou.

O projeto ‘Mente Cidadã’ está alinhado ao Plano Estratégico da Defensoria Pública, especialmente no que se refere ao fortalecimento da atuação em rede com outras instituições e movimentos sociais, à garantia de direitos e à humanização dos serviços oferecidos aos assistidos.

A próxima edição do projeto está agendada para o dia 14 de agosto, no CAPS II Sudeste, situado na Rua Maria Machado Pinto, 5602, Loteamento Parque do Sol, bairro Renascença, em Teresina.