Seguindo a programação da “Semana da Defensoria”, que transcorre de 15 a 19 de maio, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou nesta terça-feira (16), atendimentos desenvolvidos dentro do projeto “Mente Cidadã: Saúde, vulnerabilidade social e saúde mental”. A ação teve início a partir das 9h e aconteceu no Hospital Areolino de Abreu. A temática da semana segue a campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associações Estaduais e do DF e Defensorias Públicas, e neste ano é voltada para os Direitos das Pessoas com Deficiência, com o slogan: “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.
A programação dará visibilidade à atuação de Defensoras e Defensores Públicos na defesa de direitos deste grupo, por meio de atendimentos jurídicos que buscam garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma, com respeito à capacidade jurídica e efetivação do acesso à educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura, esporte e lazer sem barreiras.
A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, idealizadora do projeto Mente Cidadã, fala sobre a iniciativa: “O Mente Cidadã” é um projeto da Defensoria Pública do Piauí onde realizamos trabalhos para fazer uma busca ativa das pessoas com transtorno mental, que presta atendimento também aos seus familiares. Muitas famílias não têm estrutura para lidar com a situação da doença, então, é muito difícil você ir em toda a rede de serviços públicos, para ter acesso a esses atendimentos. E é com esse objetivo que a Defensoria Pública reúne atendimentos de diversos parceiros, como DPU, FMS, Semcaspi, Sesapi, INSS, SEID, Instituto de Identificação, entre outros. A ideia do projeto é conseguir a documentação civil das pessoas com transtorno mental, depois fazer os pedidos de benefícios de assistência social, e de toda a rede de direitos que estão disponíveis”, afirmou.
De acordo com Francisca Soares, uma das assistentes sociais que integram a equipe do Hospital Areolino de Abreu, o projeto desenvolvido pela Defensoria Pública é de grande importância, ao ampliar o acesso dos direitos das pessoas com transtornos mentais.
“Receber aqui esse tipo de evento é de uma grandiosidade, porque o projeto Mente Cidadã hoje está realizando a sua terceira edição no Areolino de Abreu. Nós tínhamos muitos pacientes sem documentação, e essa parceria é muito forte, porque foi através dela que conseguimos essa documentação de todos eles, assim como benefícios, encaminhamentos, curatelas, envolvemos também muitos familiares. Tínhamos aqui muitos pacientes abandonados, e com o resultado dessa parceria a gente conseguiu que as famílias levassem esses pacientes para casa, porque não tinham documentos, não tinham um benefício, não tinham como a família prover. Então esse evento é importante nesse sentido de assegurar esse resgate da documentação”, disse.
Representando a Defensoria Pública da União (DPU), o Defensor Público Federal André Amorim, destacou a importância da iniciativa. “A gente parabeniza a Defensoria Pública do Estado por convidar a Defensoria Pública da União para esse evento, para que a gente esteja mais perto do povo, que é quem mais precisa dos atendimentos. A DPU atua mais na parte federal, com os benefícios previdenciários, assistenciais, orientando as pessoas nos casos em que elas já tenham processos ajuizados, dando informações e, se necessário ajudando nos próprios processos”, explicou.
Uma das assistidas na ação, Odete Mendes falou sobre a importância da iniciativa. “Tirei a minha carteira de identificação e também irei tirar a carteira das minhas filhas. E eu agradeço demais a realização desse projeto aqui no hospital, porque ir lá no Centro da cidade é uma dificuldade muito grande para mim. Avalio esse projeto como maravilhoso, gostei muito, eu estava com a carteira vencida há mais de 10 anos”, disse.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que esteve presente na abertura da ação, destacou a importância dos atendimentos promovidos. “Nós viemos aqui com a equipe da Defensoria Pública do Piauí acompanhar esse trabalho tão bonito desenvolvido pela Defensora Pública Patrícia Monte, iniciativa que tem uma parceria importantíssima com o Hospital Areolino de Abreu, juntamente com diversos parceiros, trazendo esses serviços, para que a população não precise se deslocar até os outros prédios da Defensoria, em outras zonas da cidade. A Defensoria Pública agradece ao Hospital Areolino de Abreu e a todas as parceiras e parceiros, que estão conosco no dia de hoje, e a toda a população que está buscando atendimento, pela confiança em buscar os serviços dessas instituições”, concluiu.