Notícias

Projeto Mente Cidadã realiza 65 atendimentos no Caps Infantil

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, setembro de 2022 às 14:13

WhatsApp Image 2022-09-22 at 14.07.22

Com significativa participação de usuários e seus familiares, aconteceu nesta quinta-feira (22), no no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps Infantil), mais uma ação do Projeto Mente Cidadã – Família Vulnerabilidade Social e Saúde Mental,  desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí sob a coordenação da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa. Durante a manhã foram contabilizados 65  atendimentos, dos quais 24 direcionados à crianças institucionalizadas na Casa Reencontro.

O Projeto Mente Cidadã tem a finalidade de incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, proporcionando  maior sensibilização na participação das ações de transformação social, garantindo a essas pessoas o acesso a direitos e serviços essenciais.

O coordenador do CAPS Infantil, Sales Neto, destacou a importância da ação. “ A Defensoria Pública está proporcionando essa ação, juntamente com as instituições e órgãos que atendem a rede de saúde mental. A adesão registrada aqui por parte da população prova que um bom trabalho está sendo desenvolvido, muito importante, sem contar que descentraliza e desburocratiza os atendimentos, promovendo uma série de serviços que beneficiam a população de modo geral”, disse, informando que o público atendido pelo Caps Infantil tem idade entre 2 a 17 anos e que no local é feito também o atendimento aos familiares.

A assistente social da Casa Reencontro, Izabete dos Santos Lima, falou sobre o benefício recebido. “ Temos hoje na Casa Reencontro  30 crianças acolhidas, com idades de 0 a 11 anos e para esse evento trouxemos 24 crianças, para que seja feita a expedição de segunda via do registro de nascimento e carteira de identidade, tendo em vista que essas crianças, quase todas, chegam para nós com documentação incompleta, então a nossa expectativa é fornecer a documentação para que elas possam exercer de forma mais ampla a sua cidadania”, ressaltou.

A Defensora Pública Patrícia Monte destacou a amplitude do projeto e o sucesso do atendimento no CapsI. “O Caps Infantil é um dispositivo de saúde mental para crianças e adolescentes e essa é uma temática que vem cada vez mais preocupando as pessoas, por conta das dificuldades de acesso aos serviços de psiquiatria, psicologia e neurologia, mesmo sendo crescente o número de crianças com transtorno mental. Ficamos muito felizes com esse atendimento no Caps Infantil, trouxemos nove parceiros que nos ajudaram no acesso aos mais variados tipos de serviços e direitos, desde CADÚNICO, tarifa social, passe livre, passe cultura, carteira de identificação de autista, enfim, é um verdadeiro projeto de inclusão social. A Defensoria Pública vai continuar desenvolvendo esse Projeto com muito carinho e cuidado, oportunizando o fortalecimento dos laços e o acesso aos direitos socioeconômicos das pessoas com transtorno mental e seus familiares”, afirmou.

O Diretor Administrativo da DPE-PI, Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, falou sobre a relevância do projeto e a contribuição proporcionada pelos parceiros. “Sou, além de um incentivador, um torcedor desse Projeto, que é realizado com muito carinho, muita dedicação e muito amor, o que transparece na emoção da Defensora Patrícia Monte. É uma alegria estar vendo mais uma vez o Mente Cidadã acontecendo e crescendo. Aos parceiros quero dizer que são vocês que fazem o Projeto acontecer, se fosse só a Defensoria não seria tão lindo, tão inclusivo. É um orgulho poder trabalhar com vocês e espero que os participantes, crianças e pais, saiam daqui com suas demandas atendidas”, destacou.

Foram parceiros da Defensoria Pública no atendimento realizado no Caps Infantil, a SEID, Águas de Teresina, Defensoria Pública da União, Gerência de Saúde Mental, INSS, Instituto de Identificação, SASC, Semcasp e Sesapi.