Notícias

Projeto ‘Mente Cidadã’ realiza atendimentos na zona Sudeste de Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 24, março de 2022 às 15:05

Mente Cidadã Capa

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou nesta quinta-feira (24), mais uma ação do projeto ‘Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental’. A ação aconteceu na zona Sudeste da capital, no Centro de Atenção Psicossocial Tipo II-Sudeste (CAPS II Sudeste), na Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado S/N.

Idealizado pela Defensora Pública e Diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, o projeto ‘Mente Cidadã’ tem por objetivo incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, contando com uma maior sensibilização da Defensoria Pública na participação das ações de transformação social. Além do seu público-alvo específico, que são as pessoas com transtorno mental, internos ou não, o Projeto se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente têm suas rotinas afetadas, estando relacionado ao Plano Estratégico da Defensoria Pública, no que se refere ao fortalecer as relações com outras Instituições e com os movimentos sociais, assegurar direitos e humanizar o atendimento aos assistidos pela Instituição.

Através de parcerias, o projeto também leva serviços ofertados pela Defensoria Pública da União (DPU); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); Fundação Municipal de Saúde (FMS); Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi); Equatorial Energia e Águas de Teresina.

Mente Cidadã 5A Subdefensora Pública Geral do Piauí Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior participou da ação, e relatou a importância da iniciativa, que cumpre o seu segundo cronograma previsto para o ano de 2022. “O projeto Mente Cidadã é um projeto desenvolvido pela DPE/PI junto com outros parceiros, e que tem por objetivo trazer vários serviços que são necessários para a vida da população, desde a emissão de documentos, até a orientação para a regularização de uma conta de água, uma conta de luz, tirar identidade, consultar o benefício previdenciários, além de outros serviços, que estão aqui reunidos para serem ofertados à população […] hoje é uma oportunidade para a população buscar vários tipos de atendimento, para que não precisem se deslocar a vários órgãos. A gente agradece a presença de vocês, agradecemos as parcerias firmadas com a Defensoria Pública”.

O Coordenador do CAPS II Sudeste, Yago Arêa falou sobre a importância da iniciativa para toda a população. “Avalio como de extrema importância esse projeto que vem tomando o avanço e proporções muito positivas, tanto para esse processo de ressocialização dos usuários, de cadastramento, então eu acredito que a gente vem tendo uns avanços muito positivos dentro dessa perspectiva. Acredito que a Defensoria está de parabéns com esse projeto. E o CAPS Sudeste, e eu, enquanto coordenador, estamos prontos para servir, estamos aqui para atender”.

Uma das assistidas do projeto, Silvia Regina Oliveira Silva, falou sobre a importância do projeto para a população, em especial aqueles que possuem dificuldade de locomoção. “Eu acho muito importante esse projeto, pois é uma ação que reúne vários órgãos, e eu, como uma pessoa que possui deficiência, não tenho condições de me locomover por esses órgãos com facilidade, sempre dependo de alguém para me levar a esses locais, e aqui tem muitos órgãos, eu posso resolver vários problemas de uma só vez […] É muito bom porque é bem mais próximo de onde moro, e não preciso ir ao centro da cidade […] Espero conseguir resolver o meu problema, que é do INSS, de um recurso que eu tô atrás de um de um benefício há vários anos, e vim tentar pedir a orientação a alguém aqui pra poder me ajudar com meu problema”, explicou.

Os Juízes Federais Adonias Ribeiro de Carvalho Neto e Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, respectivamente Coordenador de Conciliação e Coordenadora adjunta de Conciliação da Justiça Federal do Piauí, conheceram de perto o projeto ‘Mente Cidadã’, com o objetivo de integrarem o corpo de órgãos e entidades parceiras do projeto nas futuras ações.

“Vim acompanhada do Coordenador da Conciliação no Piauí, o juiz federal Adonias Carvalho Neto e nosso objetivo aqui é verificar o que a Justiça Federal pode contribuir, para objetivos do projeto ‘Mente Cidadã’, porque nós entendemos que uma que boa parte da população que está sendo atendida hoje, faz parte do público alvo de políticas públicas que o Estado tem destinadas a ela, políticas que nem sempre chegam até elas. Então, o judiciário, assim como a Defensoria Pública, e os outros que estão aqui, eles dão a ponte para que essas políticas públicas cheguem até as pessoas que precisam. E o judiciário quer tomar assento nesse nesse esforço concentrado para que os direitos cheguem até essas pessoas. Então a justiça Federal quer contribuir pra isso, quer ir até onde a população está, e conscientizar a população sobre os seus direitos”, destacou Marina Rocha Cavalcanti – Coordenadora adjunta de Conciliação da Justiça Federal do Piauí.

A próxima ação do projeto Mente Cidadã será realizada no mês de abril, no dia 22, no Centro de Atenção Psicossocial Tipo II – Centro – Norte (CAPS II Centro-Norte), localizado na Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim – Centro Norte.