Cumprindo o cronograma previsto para o mês de junho, e com ampla adesão da população, o projeto ‘Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental’, iniciativa desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou nesta quinta-feira (23), mais uma manhã de atendimentos voltados para promoção dos direitos humanos da população hipossuficiente. Os atendimentos desta quinta-feira aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Tipo II (CAPS II Sul), localizado na Avenida Barão de Gurguéia, Pio XII, em Teresina.
Além do atendimento da Defensoria Pública do Estado, o Projeto também ofereceu, por meio de parcerias, serviços ofertados pela Defensoria Pública da União (DPU); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); Fundação Municipal de Saúde (FMS); Equatorial Energia e Águas de Teresina, Justiça Federal e Instituto de Identificação.
A coordenadora e idealizadora da iniciativa, Defensora Pública Patrícia Monte, destacou a importância do atendimento para a população: “Promovemos nesta quinta-feira, uma manhã de atendimentos voltados à população hipossuficiente que reside na zona Sul da capital. Cada ação promovida através do projeto Mente Cidadã é muito gratificante, resultado do esforço de inúmeros parceiros envolvidos na iniciativa da Defensoria Pública. A carência do acesso a direitos é grande e o projeto busca promover um atendimento humanizado à população. Agradeço a todos os órgãos públicos parceiros”.
O coordenador do CAPS II Sul, Humberto Oliveira falou sobre a iniciativa promovida pela DPE/PI: “A ação promovida nesta quinta-feira pela Defensoria Pública é muito importante por conta de trazer variados serviços para a população. Muitas vezes o usuário de saúde mental ou os seus familiares têm dificuldade de se deslocar da sua zona para os locais onde ficam esses órgãos que estão aqui hoje promovendo os seus respectivos serviços para a população, e o projeto Mente Cidadã junto com a ´Defensora Pública Patrícia Monte vem trazendo esse serviço para cada zona de Teresina, em cada CAPS, pra poder facilitar o acesso dos usuários e da unidade como um todo”, afirmou.
Uma das assistidas pela DPE/PI nesta ação, a dona de casa S. F. S, de 42 anos de idade, falou sobre a importância em aproximar os serviços ofertados pelo projeto à população. “Esse projeto é muito importante, porque como está numa pandemia dessa, é muito difícil a gente estar resolvendo esses problemas com essas instituições, e trazendo esse benefício pra cá é muito bom pra gente, porque facilita muito o acesso aos serviços”, afirmou a assistida.
Mente Cidadã:
Idealizado pela Defensora Pública e Diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, o projeto ‘Mente Cidadã’ tem por objetivo incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, contando com uma maior sensibilização da Defensoria Pública na participação das ações de transformação social. Além do seu público-alvo específico, que são as pessoas com transtorno mental, internos ou não, o Projeto se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente têm suas rotinas afetadas, estando relacionado ao Plano Estratégico da Defensoria Pública, no que se refere ao fortalecer as relações com outras Instituições e com os movimentos sociais, assegurar direitos e humanizar o atendimento aos assistidos pela Instituição.
A próxima ação do projeto Mente Cidadã será realizada no dia 18 de agosto, no Centro de Atenção Psicossocial Tipo III Sul (CAPS III Sul), localizado na Rua Costa Rica, Nº 466, bairro Três Andares, em Teresina.