Notícias

Projeto Sororidade nas Ruas promove distribuição de itens arrecadados em campanha realizada com apoio da Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, março de 2023 às 11:38

WhatsApp Image 2023-03-26 at 12.49.29

Com o objetivo de assegurar a oferta e a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual, a Defensora Pública Ana Clara Ribeiro Castro, idealizadora do projeto “Sororidade nas Ruas”, realizou ao longo da última semana, a entrega de itens de higiene menstrual a pessoas em situação de risco. Os itens distribuídos foram arrecadados em campanha desenvolvida em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) ao longo do mês de março. Na ação, mais de  mil absorventes foram arrecadados. Além da entrega dos itens para a população em situação de vulnerabilidade, a iniciativa também objetiva trazer visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade sobre o direito à dignidade menstrual.

Criado no ano de 2020, em Teresina, o projeto “Sororidade nas Ruas” tem por objetivo combater a falta de acesso a produtos de higiene menstrual. Desde o início das atividades a iniciativa já realizou a distribuição de mais de 1000 absorventes para adolescentes, jovens e adultos, combatendo a pobreza menstrual, que é a falta de acesso a recursos e infraestrutura para manter uma boa higiene no período da menstruação.

A Defensora Pública Ana Clara Castro falou sobre a importância do suporte dado pela Defensoria Pública ao projeto.

“Queria agradecer a todos que, de alguma forma, ajudaram na campanha de arrecadação de absorventes e itens de higiene. Foram mais de 460 pacotes de absorventes, totalizando mais de 4 mil unidades, além de mais de 600 sachês de shampoo/condicionador. Já começamos a distribuição dos itens, tendo sido entregues 10 kits de higiene pessoal para adolescentes internadas no Centro Educacional Feminino (CEF), mais de 120 pacotes de absorventes no Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas e mais de 15 kits de higiene para mulheres em situação de rua no centro de Teresina. Foram momentos muito especiais e gratificantes, onde pudemos ter uma troca não só com as beneficiadas pelas doações, mas com algumas mulheres que se voluntariaram para ajudar na distribuição, a exemplo da Defensora Popular Márcia Rocha Ferreira”, pontua.

Uma das assistidas do projeto Sororidade nas Ruas, M.S.S. falou da importância da iniciativa em levar dignidade menstrual à população: “Eu recebo os kits do projeto Sororidade, que sempre esteve à disposição de nós e da nossa cobertura, em termos de ser mulher. Nunca deixaram faltar nada para nossa higiene, que é uma coisa que a gente necessita. E nós só temos a agradecer […]”, disse.

Na sexta-feira (24), a distribuição dos itens aconteceu no Centro Educacional Feminino (CEF), situado na zona sul da capital, e Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, projeto sediado no Centro de Teresina e que tem por objetivo prestar atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de risco, com o intuito de prevenir riscos pessoais e fortalecer a convivência familiar e comunitária.

WhatsApp Image 2023-03-24 at 14.40.27“Tivemos a oportunidade de conhecer o Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, que realiza um trabalho incrível com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de toda Teresina, priorizando o atendimento daqueles que vivem em situação de maior vulnerabilidade. Lá, há a oferta de atividades culturais, refeições, reforço escolar e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Assim, os absorventes serão destinados às mais de 100 adolescentes atendidas pelo projeto. Muita gratidão pelo resultado dessa campanha.”, disse a Defensora Pública Ana Clara Castro.