Notícias

Prova do teste seletivo para estágio na Defensoria Pública acontece regularmente em Teresina e mais 26 cidades do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, agosto de 2024 às 17:54

c5ec9dbc-5125-479e-a55b-90deb0e8bd35

Com retorno da aplicação na modalidade presencial, aconteceu neste domingo (04), em Teresina e mais 26 cidades do Piauí, a prova do XXV Teste Seletivo para Estágio Não Obrigatório de Acadêmicas(os) do Curso de Graduação em Direito da Defensoria Pública do Estado do Piauí. O Teste Seletivo consistiu em uma única prova objetiva, contendo 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma delas. Será classificada(o) para assumir o Estágio a(o) candidata(o) que acertar no mínimo 60% (sessenta por cento) do número de questões da prova objetiva. O estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí é considerado o mais completo na área do Direito.

O processo de realização do XXV teste seletivo é coordenado por Comissão presidida pela Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, tendo como membros(as) titulares a Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira; o Diretor Administrativo da DPE-PI, Humberto Brito Rodrigues; a Coordenadora de Estágio, Ana Keyla Ferreira da Silva; a Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite e o Coordenador de Tecnologia da Informação, George Vitor de Carvalho Santana.

A integrante da Comissão Organizadora, Defensora Pública Karla Andrade, discorre sobre o Teste. ”A aplicação das provas foi super bem sucedida, ocorreu em sintonia na capital e interior onde tivemos aplicação, nenhuma intercorrência, lamentamos apenas o fato do número de ausentes, mas torcemos muito para as pessoas que compareceram se saírem bem na prova e, certamente, através do teste seletivo presencial vamos selecionar estagiários e estagiárias que vão não só contribuir para nossos serviços, mas também desenvolver muito as habilidades como estudantes e, quem sabe, no futuro abrir portas profissionalmente, já que é uma grande oportunidade estagiar na Defensoria, um momento de preparação que é considerado e reconhecido”, diz.

A Coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, faz a avaliação da aplicação da prova. “Depois de alguns anos realizando Teste Seletivo para estágio na modalidade online, a Defensoria retomou a aplicação das provas na modalidade presencial. Foram muitos os desafios, principalmente a quantidade de inscritos, mas conseguimos contorná-los, com uma aplicação tranquila em todo o Estado. Foram praticamente 30 locais de aplicação de provas e, em todos, tivemos uma experiência positiva”, ressalta.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, também destaca a satisfação com a realização da prova. “Foi com certeza um processo tranquilo, tanto em Teresina como no interior do Estado, a retomada da aplicação das provas no formato presencial no XXV Teste Seletivo para Estágio Não Obrigatório de Acadêmicas(os) do Curso de Graduação em Direito da Defensoria Pública do Piauí, ocorrida neste domingo, tudo bem coordenado pela comissão organizadora, à qual parabenizo. Faço um agradecimento especial a todas e todos que fiscalizaram as provas, bem como à Coordenadora da Escola Superior da Defensoria, Defensora Pública Ana Clara Ribeiro Castro, o empenho de toda a equipe foi fundamental para a realização do Teste. Temos orgulho de oferecer um dos estágios mais completos na área do Direito, assim como a satisfação de contar com estagiárias e estagiários interessados que muito contribuem com a nossa Instituição”, afirma.

De acordo com o especificado no tópico 6.1, capítulo 6 do Edital Nº 001/2024, o gabarito preliminar será divulgado no site da Defensoria Pública do Piauí (www.defensoria.pi.def.br), em até 02 (dois) dias úteis após a realização do certame.