Notícias

Quase 900 candidatas (os) concluíram a prova do XXIII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) de Direito da Defensoria Pública neste domingo (02)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 02, abril de 2023 às 14:58

seletivo 2

Um total de 886 candidatas (os) realizou, neste domingo (02), a prova do XXIII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) do Curso de Direito da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A prova aconteceu em formato virtual, tendo a Comissão Organizadora do Teste Seletivo enviado o link de acesso sete dias antes às (aos) candidatas (os) que tiveram suas inscrições deferidas. Fizeram a prova, que teve duração de 4 horas, candidatas (os) de Teresina e mais 28 Comarcas do interior do Piauí.

O envio do link, com antecedência de 7 dias úteis da realização da prova, cumpriu o especificado no consta no Art. 18, parágrafo segundo do Edital 001/2023, que deflagrou o seletivo.

Considerado o mais completo na área do Direito, o estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí voltou a registrar procura significativa, com 1.411 pessoas inscritas, sendo que destas 17 se auto declararam com deficiência e 144 fizeram a inscrição dentro da cota étnico-racial.

O processo é coordenado por Comissão presidida pelo Defensor Público Ricardo Moura Marinho, tendo como membros titulares a Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira; O Diretor Administrativo, Humberto Brito Rodrigues; a Coordenadora de Estágio, Natália de Almendra Freitas; e o Coordenador de Tecnologia da Informação, George Vitor de Carvalho Santana. Participaram do acompanhamento do Seletivo neste domingo a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a Coordenadora da Esdepi, Alynne Patrício de Almeida Santos e a Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite.

O Presidente da Comissão, Ricardo Moura Marinho, considera a realização da prova tranquila. “O XXIII Teste Seletivo de Estágio para Acadêmicas(os) do Curso de Direito da Defensoria Pública transcorreu neste domingo, 02 de abril, dentro da normalidade. Todas as providências previstas no edital do certame foram devidamente adotadas, os links para a realização da prova foram enviados com a devida antecedência o que contribuiu para que não fossem registradas intercorrências no decorrer da aplicação. A Comissão esteve reunida virtualmente a partir das 7h30, com a participação da Defensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, que acompanhou a abertura da prova, às 8h, como previsto no Edital. Ao final dos trabalhos a Comissão deliberou e decidiu, com a concordância da Defensora-Geral, em estender em 10 minutos o prazo para a apresentação dos gabaritos, considerando que as fortes chuvas ocorridas ontem em todo o Piauí poderiam trazer algum dano aos candidatos e candidatas no momento do envio dos formulários, contudo podemos atestar que tudo transcorreu dentro da normalidade esperada”, afirma.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, também destaca a satisfação com a realização da prova. “Foi um processo tranquilo a realização da prova do XXIII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) de Direito da Defensoria Pública do Piauí ocorrida neste domingo, tudo bem coordenado pela Comissão Organizadora, à qual parabenizo na pessoa do seu Presidente, Defensor Público Ricardo Moura Marinho, também Chefe de Gabinete da Defensoria. Temos a consciência e a satisfação que na Defensoria Pública oferecemos um dos estágios mais completos na área do Direito, possibilitando um aprendizado qualificado a todas e todos que dele participam. Será certamente com muita alegria que iremos receber as pessoas que obtiverem êxito no Seletivo pois nossas estagiárias e estagiários muito contribuem para que a Defensoria possa continuar oferecendo à população um serviço cada vez mais célere e eficaz”, afirma.