A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; o Diretor Administrativo da Defensoria, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e a Coordenadora de Estágio da DPE-PI, Dra. Elisa Cruz Ramos Arcoverde, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11), com estagiários e motoristas da Van que faz o transporte entre os prédios da Defensoria Pública na capital. Também estiveram presentes à reunião a Coordenadora de Infraestrutura, Logística e Transporte, Larissa Moura Fé Ribeiro da Silva e a colaboradora da Coordenação de Estágio, Bianca Sousa.
A reunião teve por objetivo ajustar o formato de funcionamento da Van, quando do transporte de estagiários entre as sedes da Instituição e o Fórum Cível e Criminal, para dar encaminhamento aos processos.
Participaram estagiários do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa Com Deficiência, Núcleo Especializado da Infância e Juventude, da Coordenação do Sistema Prisional e da 3ª Defensoria Pública Criminal. Também presentes os dois motoristas da Van, Heliel Costa Marinho e Erivelton José de Sousa.
Dra. Hildeth Evangelista destacou, durante a reunião, a necessidade de um estreitamento do diálogo entre os usuários e motoristas da Van, no sentido de que seja estabelecida uma relação produtiva. A Defensora –Geral destacou ainda a importância de cada um dentro da Defensoria Pública e a necessidade de que seja desenvolvido um trabalho conjunto, que trará ganhos a todos os setores e especialmente aos assistidos pela Instituição.
“Temos que estabelecer a logística necessária para o bom andamento do expediente, de forma que cada um possa cumprir o seu papel com resolutividade. Importante destacar que, em relação aos estagiários, a finalidade acadêmica é nossa maior preocupação. Sabemos que proporcionamos o mais completo estágio na área do Direito, o que pode ser comprovado pela intensa procura a cada vez que abrimos vagas, seja para estágio voluntário ou para remunerado. Procuramos um atendimento humanizado com os estagiários e assistidos, em uma relação de respeito mútuo, o que tem que ser estabelecido com todos os setores da Defensoria. Pedimos que cada sugestão ou mesmo alguma reclamação sejam reportados à Coordenação de Estágio ou à Diretoria Administrativa, permitindo que sejam adotadas as medidas cabíveis, que muitas vezes precisam apenas de uma comunicação mais eficaz entre os setores para que possam ser solucionadas”, afirmou Dra. Hildeth Evangelista,
A Coordenadora de Estágio, Dra. Elisa Arcoverde, também destacou a necessidade dessa troca de informações. “A Coordenação de Estágio está sempre aberta a sugestões e esperamos poder ajustar as situações, no sentido de proporcionar o melhor desempenho a todos. Podem nos procurar sempre que se fizer necessário”, afirmou.
“A boa utilização da Van é uma questão de bom senso entre as partes. Precisamos otimizar o uso de cada veículo da Instituição, para que possamos desenvolver um bom trabalho dentro da nossa realidade. Sabemos que hoje ainda se faz necessária a ida dos estagiários quase que diariamente ao Fórum, mas acreditamos que futuramente essa realidade mudará já que a Defensoria Pública está implantando o Sistema Solar, ferramenta adquirida junto a Defensoria Pública do Tocantins, que facilitará sobremaneira a consulta aos processos, evitando esse deslocamento. Contudo, até que esse Sistema esteja realmente operando, é necessário que seja estabelecida essa comunicação eficaz entre os estagiários e motoristas, o que facilitará muito todo o processo”, afirmou.
Também se manifestaram no momento a colaboradora da Coordenação de Estágio, Bianca Sousa e a Coordenadora de Infraestrutura, Logística e Transporte, Larissa Moura Fé, que reforçaram as palavras dos gestores, afirmando estarem sempre à disposição para ajudar no desempenho dos trabalhos.
Na oportunidade os estagiários e motoristas presentes expuseram suas demandas e ofereceram sugestões, assim como aproveitaram o momento para esclarecerem dúvidas relativas ao desempenho de suas funções.
Dra. Hildeth Evangelista esclareceu ainda que já teve um entendimento com os responsáveis pela guarda do Tribunal de Justiça e Fórum Cível e Criminal, no sentido de que seja estabelecida tolerância de cinco minutos para estacionamento da Van da Defensoria em frente aos referidos prédios, quando do embarque e desembarque dos estagiários, bem como dos assistidos que também fazem uso do transporte.
Ao final da reunião ficou estabelecido que será expedido um Memorando Circular, esclarecendo a todos sobre o uso da Van, com seus horários de saída, chegada e limitação do tempo de espera a cada rota cumprida.