A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), recebeu na manhã desta terça-feira (6), a Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/PI), Coronel Elizete, para discutir a construção de políticas públicas e parcerias voltadas para a realização de ações conjuntas direcionadas para crianças e adolescentes.
O encontro, realizado na sala de reuniões da Defensoria Pública, contou com a presença da Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, da Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, e do Ouvidor Geral Externo da Defensoria Pública, Djan Moreira, e tratou sobre a formalização de parcerias entre DPE/PI e a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, visando a realização de ações que promovam a cidadania e o desenvolvimento social nas comunidades, com foco especial na participação e desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto “Defensores Mirins”, iniciativa desenvolvida pela Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, voltada para educação em direitos de crianças e adolescentes, com foco na transmissão de noções básicas em direitos e deveres para alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Teresina e municípios da região metropolitana, localizadas em setores de vulnerabilidade social e que necessitam de urgentes políticas públicas para assegurar direitos fundamentais.
Na oportunidade, a Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria Estadual de SSP, Coronel Elizete, apresentou a estrutura do Projeto Guardião Mirim, idealizado pela Superintendência de Cidadania e Defesa Social da SSP, que tem como foco a implementação de medidas que promovam a cidadania e o desenvolvimento social nas comunidades, em especial na participação e desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Sobre o encontro, a Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho destacou a importância do alinhamento estabelecido entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Segurança Pública. “Essa foi uma oportunidade muito boa para a Defensoria Pública, onde nos foi apresentado um projeto muito estruturado e direcionado para o mesmo público do projeto ‘Defensores Mirins’. E o convite para participar dos projetos da Superintendência de Cidadania e Defesa Social da Secretaria Estadual de Segurança Pública nos deu um outro segmento para que possamos atuar nos Defensores Mirins, pois é um segmento que eles já trabalham há bastante tempo e tem o patrocínio do Governo do Estado. Assim, a experiência que eles já possuem em muito vai contribuir para o Projeto Defensores mirins. E essa parceria vai trazer muitos benefícios às crianças e adolescentes do Piauí, através da educação em direitos ”, afirmou a Defensora Pública.
Sobre o encontro, a Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), Coronel Elizete, ponderou sobre os pontos tratados durante a reunião. “Hoje nós viemos formalmente fazer um convite à Defensoria Pública para integrar os projetos que compõem o Guardião Mirim, da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A Defensoria já tem alguns projetos elaborados que podem e irão contribuir, porque as nossas Defensoras Públicas fizeram questão de aceitar o nosso convite e a gente está estabelecendo uma parceria, e que este encontro é só o começo. Nós iremos levar adiante muitos projetos na área da criança e do adolescente, sempre com essa amizade entre as instituições e de nossa parte também nos colocamos à disposição da Defensoria Pública para que no que a gente puder auxiliar e ajudar nos projetos daqui”, disse a Superintendente.
A Defensora-Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, falou sobre a possibilidade de parceria apresentada durante o encontro. “A reunião com a Coronel Elizete buscou discutir a possibilidade de parceria entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Segurança Pública em projetos voltados para crianças e adolescentes, oportunidade na qual discutimos estratégias voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento desse público. Entendemos a importância de iniciativas e ações conjuntas como essas e reforçamos o compromisso da Defensoria Pública do Piauí em atuar em prol desse público”, finalizou.