Em encontro realizado na manhã desta quarta-feira (03), a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, reuniu-se com o presidente da ONG Comradio, Iraildon Mota, com o objetivo de discutir parcerias entre a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) e a referida ONG, no intuito de alinhar parcerias futuras voltadas para desenvolver ações na temática de inclusão.
A ONG Comradio é a organização responsável pelo projeto “Mulheres de Visão”, que tem como objetivo o empoderamento e ampliação da renda de mulheres com deficiência visual, por meio de formações em políticas de inclusão, cooperativismo, comunicação e empreendedorismo social. Sobre o encontro, o presidente da Comradio, Iraildon Mota, destacou a importância do diálogo estabelecido com a Defensoria Pública, visando a construção de um Termo de Cooperação Técnica entre DPE/PI e Comradio voltado para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
“Quando a gente chega à Defensoria, a gente tem consciência do papel dela quanto Defensora do direito das pessoas, e na Comradio a gente trabalha com o direito das pessoas com deficiência de uma forma geral. Se a gente tem força em ações separadas, isso vai ter um certo resultado para a sociedade, mas quando a gente junta essas forças, a partir de um planejamento mais adequado, a gente vai ter outro resultado, e o que a gente veio buscar aqui foi isso, alinhar objetivos e desenvolver um termo de cooperação técnica para desenvolver ações durante os próximos anos, com relação à garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, destacou o presidente da Comradio, Iraildon Mota.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, defendeu a importância de uma maior conscientização da sociedade com relação aos direitos das pessoas com deficiência, e avaliou como positivo o diálogo realizado. “Importante diálogo estabelecido aqui com o presidente da Comradio, Iraildon Mota, no sentido de construir um termo de parceria a ser firmado, que será direcionado para a promoção de ações que busquem a inclusão, e acessibilidade de pessoas com deficiência, no âmbito da Defensoria Pública do Piauí, cumprindo assim a missão constitucional da Defensoria Pública na garantia de direitos da população”, pontuou.