Na busca por aprimorar o atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) voltado ao acolhimento de pessoas egressas e pré-egressas do sistema prisional, o Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa, Diretor Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), esteve reunido na manhã desta terça-feira (6), com o Diretor de relações empresariais e Empreendedorismo do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Robson Alves da Silva, Joanna Vilanova, Gerente dos Cursos Profissionalizantes, Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), e Suzana Sousa e Alessandra Cordeiro, com o objetivo de desenvolver um programa voltado para qualificação profissional destinado para aquelas e aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como de egressos(as) e pré-egressos(as) do sistema prisional, possibilitando a esse público uma melhor inserção no mercado de trabalho.
De acordo com Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique, o diálogo realizado buscou definir pontos da parceria que será futuramente firmada, e que terá como principal objetivo a reinserção social de familiares, egressos e pré-egressos do sistema prisional, por meio da capacitação profissional: “O encontro realizado teve como objetivo dar continuidade às reuniões para formalizar a parceria entre Defensoria Pública, IFPI e Secretaria de Justiça sobre disponibilização de cursos profissionalizantes nas unidades prisionais do Piauí, estivemos reunidos com representantes dessas entidades a fim de ajustar quais cursos serão oferecidos. A Sejus transmitiu ao IFPI a relação dos cursos de interesses dos apenados, e a instituição federal agora vai analisar detidamente para prepará-los e disponibilizá-los. Marcamos uma visita à Major César na próxima semana para conhecermos as salas de aulas e os locais da prática dos cursos. Em breve formalizaremos essa parceria em que a Defensoria Pública atuará nos pedidos de remição”, destacou.
Para Joanna Vilanova, Gerente dos Cursos Profissionalizantes, Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), o encontro possibilitou o alinhamento com o Instituto Federal do Piauí e Defensoria Pública, em relação ao projeto que está sendo discutido, através das parcerias voltadas para a qualificação profissional, tanto para o público de pré-egressos como para o público de egressos do sistema prisional, como destacou. “Alguns encaminhamentos já foram firmados, como a proposta de cursos para pré-egressos na área de Sanitização, Horticultor Orgânico; dentre outros cursos que se encaixem nas demandas das Unidades Prisionais. Quanto aos egressos, o IFPI assegurou que há como realizar parcerias em cursos na área de energias renováveis; como Instalação de placas de energia solar, além de cursos de Instalador de Fibra Óptica; sendo este último, com probabilidades de encaminhamento para o mercado de trabalho. Robson, Diretor de relações empresariais e empreendedorismo do IFPI, levou como encaminhamento também a possibilidade do Programa ‘Mulheres Mil’ ser realizado nas Unidades Prisionais. A Defensoria se mostrou disponível em dar celeridade à remição dos reeducandos assim que os cursos forem concluídos. A reunião, de um modo geral, foi muito proveitosa e garantirá ótimos frutos com as parcerias envolvidas”, disse.