O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, acompanhado do Diretor da Defensoria Itinerante, Marcelo Moita Pierot e da Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (23), no Auditório da Casa de Núcleos da DPE/PI, com representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado do Piauí, representantes do da etnia gamela, ribeirinhos, representantes de comunidades tradicionais, além de moradores dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena, Gilbués, Bom Jesus, Currais, Santa Luz, Cristino Castro, Francisco Santos e Picos. O encontro teve como objetivo a busca por apoio judiciário da Defensoria Pública sobre questões relacionadas à regularização fundiária na região sul do estado.
Morador do município de Gilbués, Juarez Celestino de Souza fala sobre os temas abordados durante o encontro com os representantes da Defensoria Pública: “O objetivo desse encontro foi a busca por apoio judiciário, porque nós estamos sendo muito pressionados pelo agronegócio, sou do Território Melancias, no município de Gilbués”. Juarez também destaca que estudos antropológicos já realizados comprovam que a população do povoado já reside na região por mais de 120 anos. “Temos estudos antropológicos já feitos e comprovados lá, nós temos os relatórios em mãos, que comprovam isso. Então a gente luta por esses territórios e não podemos ficar sem ele”, enfatiza.
O Defensor-Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, fala sobre a temática discutida no encontro: “Recebemos a solicitação de atuação de Defensor Público exclusivo na demandas relacionadas à Vara Agrária em Bom Jesus. Temos um concurso em andamento e com o provimento de mais Núcleos da Defensoria, especialmente no sul do estado do Piauí, poderemos ampliar nossos serviços às comunidades e atuar na defesa das questões fundiárias.
A Coordenadora do Movimento dos Pequenos Produtores no Piauí, Maria Cazé, fala sobre a ação: “Esse encontro teve como objetivo discutir a presença da Defensoria Pública do Estado do Piauí na região sul do estado, na região dos cerrados, que é uma região de muitos conflitos. A defensoria tem feito um esforço muito grande, porém com muito pouca estrutura, fica muito difícil a presença que a população precisa […] ficamos contentes com a reunião, em saber que a Defensoria siga tendo a sensibilidade necessária para acompanhar aquela região.”.