Segundo dia do evento de capacitação “Mente Cidadã” supera as expectativas
Aconteceu nesta sexta-feira (16) o segundo dia da capacitação “Mente Cidadã: I Capacitação dos Defensores Públicos e atores do direito sobre a Rede de Assistência à Saúde Mental”, sobre a rede de assistência à saúde mental, voltada para Defensores Públicos e atores do direito. O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Piauí, por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) e reuniu 87 participantes por meio da plataforma Zoom, além de vários expectadores por meio do canal da Defensoria no Youtube.
A capacitação contou com a participação do Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, da Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho , titular da 1ª Defensoria Pública de Família e Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) e do Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública, Djan Moreira.
Como no primeiro dia, abertura foi realizada pela Diretora da Esdepi, Andrea Melo, que também ficou responsável pela mediação do evento.
A capacitação é produto do projeto “Mente Cidadã”, iniciativa desenvolvida pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família, que tem por objetivo incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental e se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente têm suas rotinas afetadas.
A primeira palestra, ministrada pela Defensora Pública Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, teve como tema: “Fluxo de encaminhamento da pessoa com transtorno mental”. Na sequência, a enfermeira do CnRua Teresina, Marina Leite Guimarães Serra, especialista em saúde coletiva e da Família, Prevenção e controle das infecções em serviços de saúde, atenção integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas, apresentou a palestra “Consultório na Rua: o cuidado a Saúde dos (in)visíveis”.
A Defensora Pública Patrícia Monte destacou como positivo os resultados alcançados. “O alcance do público foi superior ao esperado! Entendo que a capacitação foi positiva no sentido de iniciar reflexões sobre a importância da Rede de Assistência Psicossocial e os seus reflexos na atividade jurídica. O foco do Projeto foi alcançado no sentido de propagar sua importância e alcance para a inclusão social. Vamos avançar em novas discussões e na execução das ações de atendimento”, frisou.
Confira o registro da transmissão, disponível no canal oficial da Defensoria Pública, no Youtube: