Notícias

Segundo módulo do Curso Defensoras Populares tratou sobre Racismo/Ações Afirmativas e foi bem avaliado pelas facilitadoras

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 23, setembro de 2024 às 12:38

post curso das defensoras

Com o tema “Racismo/Ações Afirmativas”, tendo como facilitadoras as Defensoras Públicas Karla Araújo de Andrade Leite e Camila Ribeiro Bernardo, aconteceu no último sábado (21), o segundo módulo da 5ª Edição do Curso Defensoras Populares, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2019 sob a coordenação da Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e com a participação efetiva da Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, da coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros do Carmo Ivo, além de várias Defensoras Públicas que atuam como facilitadoras.

A exemplo do primeiro dia, o módulo contou com a interação das mulheres inscritas, que puderam emitir suas opiniões e sanar dúvidas relacionadas ao tema abordado.

As Defensoras Públicas ministrantes emitiram sua opinião a respeito do módulo. Karla Andrade, que é Diretora Regional e Coordenadora do Projeto Vozes dos Quilombos destaca a relevância da abordagem. “ Falar sobre Racismo e Políticas Afirmativas para um grupo de mais de 160 mulheres é de uma relevância muitíssimo importante, porque esse assunto será replicado, e precisa ser, em muitos e muitos espaços, e especialmente ser compreendido por quem trabalha com Direito, quem trabalha no Sistema de Justiça ou quem, em algum momento, precisa acessar a Justiça e o Sistema de Justiça. Precisamos entender que vivemos em um país que foi estruturado em uma desigualdade de relações sociais, na qual grupos foram privilegiados e grupos foram prejudicados. Então, a gente precisa entender o que é o racismo estrutural, o racismo institucional e, principalmente, entender que existem políticas afirmativas e que devemos lutar para que elas sejam implementadas. Importante destacar que dividir o módulo com a Defensora Pública Camila Bernardo funcionou muito bem, porque ela fala muito bem sobre políticas afirmativas, agrega muito conteúdo e trouxe muitas referências importantes, acrescentando demais. Foi muito valioso e enriquecedor”, afirma.

A Defensora Pública Camila Bernardo, titular da 1ª Defensoria Pública de São Raimundo Nontato, também externa sobre o momento. “Participar da 5ª Edição do Projeto Defensoras Populares foi uma experiência extremamente especial, do ponto de vista pessoal e profissional. Trata-se de um Projeto muito importante, que viabiliza a educação em direitos e, em última análise, a emancipação enquanto ser humano. As Defensoras Populares possuem uma força incrível e participaram ativamente da tarde do dia 21. Além disso, o tema abordado é de especial relevância para a nossa sociedade. Só tenho a agradecer por esta oportunidade engrandecedora”, afirma.

A edição de 2024 do Curso Defensoras Populares acontece totalmente remota, sendo transmitida por meio da Plataforma Teams. O Curso conta com 8 módulos realizados sempre aos sábados à tarde, sendo concluídos no dia 30 de novembro.

O próximo módulo terá como tema “Direito das Famílias: Elementos Básicos Sobre Institutos do Direito das Famílias, como Casamento, Guarda, Alimentos, Divórcio, Reconhecimento e Dissolução de União Estável”. Serão facilitadoras as Defensoras Públicas Sheila de Andrade Ferreira, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi); e Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento. Ambas atuam na área de Família da DPE-PI.