ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Seminário na Defensoria Pública abordou panoramas e desafios do sistema prisional

Seminário

Foi realizado nesta sexta-feira (24), o seminário “Do Sistema Prisional no Brasil na Atualidade – Panorama e Desafios”. A ação, na modalidade presencial, de iniciativa da Diretoria Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, foi realizada no auditório da Casa de Núcleos da DPE/PI, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, Bairro de Fátima – zona leste de Teresina.

Contando com seis palestras que abordaram matérias ligadas à temática do evento, o seminário tratou sobre o sistema prisional a nível estadual e nacional, além de práticas exitosas implementadas no setor, e as respectivas atuações da Defensoria Pública, no âmbito estadual e federal.

O primeiro palestrante do evento, o secretário de Justiça do Estado do Piauí, Carlos Edilson, destacou a importância em trazer para o debate os temas apresentados durante o encontro realizado: “Foi um momento extremamente importante para gestão de todo o sistema de justiça do Piauí. Momento onde a gente pode expor como está sendo feito a gestão da Secretária de Justiça, como nós encontramos, o que nós fizemos, e qual é o nosso planejamento. E para construir esse sistema de justiça, necessitamos da presença da Defensoria Pública, então é um momento de grande valia para o Piauí poder ter essa oportunidade de fala e poder ser escutado aqui, por todas as Defensoras e Defensores Públicos presentes”, enfatizou.

Seminário2O delegado de polícia e diretor de Inteligência da Secretaria de Justiça do Piauí, Charles Pessoa,responsável pela palestra intitulada : “Panorama Atual do Sistema Prisional no Piauí” falou sobre o evento. “Parabenizamos a Defensoria Pública pelo evento realizado e essa ação é muito importante, para o compartilhamento dessas informações, da forma de atuação desses grupos organizados, levar também esse conhecimento para Defensoria Pública que é uma instituição que trabalha diretamente com o sistema penitenciário é de suma importância para que a gente consiga aprimorar cada vez mais o sistema penitenciário piauiense e utilizar o sistema penitenciário como ferramenta de enfrentamento a esses grupos organizados. Então o conhecimento da forma de atuação dessas facções criminosas para a Defensoria Pública, que atua diretamente no ambiente prisional, é fundamental para que a gente consiga cada vez mais ter eficiência no enfrentamento desses grupos”, disse.