Ouvidoria Geral da Defensoria Pública

Seminário na Defensoria Pública celebra 25 anos do Centro da Juventude Santa Cabrini e debate direitos de crianças e adolescentes

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, maio de 2025 às 14:31

c197d8c6-988c-4af7-b9a2-5e80e2cac520

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Ouvidoria-Geral Externa, realizou nesta quinta-feira (22) um seminário especial em parceria com o Centro da Juventude Santa Cabrini (CJSC), instituição que completa 25 anos de atuação na promoção dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O evento aconteceu no auditório Esperança Garcia, na sede da Defensoria, e reuniu representantes da rede de proteção da infância, defensoras e defensores públicos, conselheiros tutelares e organizações da sociedade civil.

A atividade também fez referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, e teve como objetivo ampliar o diálogo entre instituições, compartilhando experiências e fortalecendo as redes de apoio e proteção.

46d0b64a-f9e2-4312-8b6e-4ae5d1bc09c8A programação contou com painéis temáticos, exposições e falas de especialistas que abordaram desde os avanços conquistados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) até os desafios enfrentados atualmente na escuta especializada e nas políticas públicas voltadas para esse público. Também foi montada a exposição “Centro da Juventude Santa Cabrini: 25 anos educando corações na defesa da vida”, com registros da trajetória da instituição ao longo dessas duas décadas e meia.

“É de fato muito importante essa ação, porque a gente percebe o funcionamento da rede de proteção, vê que o Comitê Piauiense está em sintonia e que o Centro da Juventude Santa Cabrini, nesses 25 anos, vem realmente tecendo o esperançar e somando com todos esses entes a possibilidade de defesa de crianças e adolescentes. É importante também reconhecer os avanços que a cidade de Teresina e o estado do Piauí vêm conquistando, apesar das dificuldades do dia a dia, como a falta de recursos e o aumento das situações de desproteção. Por outro lado, a gente fica feliz, porque celebrar 25 anos é celebrar a resistência de um grupo da periferia de Teresina que acredita e luta para que as políticas públicas funcionem”, destacou Irmã Denise Morra, diretora social do Centro da Juventude.

5f9f8022-a74f-4444-bae8-936fdf50387eDurante o evento, o ouvidor-geral da Defensoria Pública, Thiago Oliveira Rodrigues, também reforçou a importância da aproximação entre a instituição e a sociedade. “A Ouvidoria atua para escutar, acolher e construir pontes. Este seminário é uma forma concreta de diálogo com a sociedade civil e os órgãos que compõem a rede de proteção. É ouvindo quem está na ponta que conseguimos promover mudanças reais e garantir direitos”, disse.

A defensora pública Daniela Bona, que atua na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente, apresentou o painel “A Defensoria Pública na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes” e destacou o compromisso da instituição com o fortalecimento da rede. “Nosso papel é garantir que essas crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, e isso só é possível com um trabalho coletivo e comprometido, como o que foi demonstrado aqui hoje, por meio dos Núcleos Especializados de Defesa da Criança e do Adolescente”, enfatizou.

A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, ressaltou o papel da Defensoria na garantia dos direitos fundamentais da população infantojuvenil. “A Defensoria Pública tem buscado, cada vez mais, estar próxima da população e da rede de proteção. Esse seminário é um momento importante de troca e escuta, reafirmando o nosso compromisso com a defesa intransigente dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente daquelas em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou.