Em manhã destacada pela emoção das homenageadas e homenageados, o Conselho Superior da Defensoria Pública fez, durante Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (27), a entrega da Medalha do Mérito Defensorial às pessoas que realizam relevantes serviços, tanto no âmbito da Defensoria Pública como em relação ao público assistido pela Instituição. A Sessão aconteceu na semana em que a Instituição comemora a Semana Nacional da Defensoria Pública com a realização de palestras relacionadas ao tema da Campanha Nacional,que neste ano de 2024 é voltada para as pessoas que vivem nas ruas – “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”.
A Sessão Solene, conduzida pela Presidenta do Conselho Superior e Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi realizada no Auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública em Teresina.
Receberam a medalha do Mérito Defensorial na Categoria Profissional as Defensoras Públicas Daniela Neves Bona e Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, do Núcleo Cível Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nucideca). Também na categoria Profissional, foram agraciadas as servidoras Giulia Mattza Torres Oliveira de Assunção, da 2ª Defensoria Regional de Piripiri, e Clara de Assis Melo Batista da Rocha, da 3ª Defensoria Pública Criminal. Na Categoria Honorífica foram agraciados o Deputado Estadual Georgiano Fernandes Lima Neto, o ex-Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Nayro Victor Lemos Resende Leite e a Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Piauí (Apidep).
As pessoas homenageadas foram unânimes em destacar em suas falas a emoção do momento, assim como o papel que a Defensoria Pública tem desempenhado em suas trajetórias profissionais e de vida. “Recebo essa medalha não como honra pessoal, mas como símbolo de inspiração para que todos nós possamos permanecer no labor diário, confiando que seguimos com nobres propósitos e estamos amparados pelos princípios e prerrogativas que regem a Defensoria, tais como a independência e autonomia funcional”, destacou a Defensora Pública Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade.
“Fiquei muito feliz com a escolha, em ter meu trabalho reconhecido pelo Conselho Superior, especialmente por vir do interior. Muito grata pela homenagem”, disse Giullia Oliveira de Assunção, que entrou na Defensoria como estagiária voluntária e está há seis anos na Instituição. Clara de Assis Rocha,a Clarinha que atua na Defensoria Criminal, também destacou sua alegria. “Agradeço imensamente a confiança e reconhecimento do Conselho Superior pela escolha do meu nome, é com muita honra e alegria que recebo essa medalha, especialmente nessa semana tão importante, a Semana da Defensoria, Instituição que admiro e acredito muito.”
Falando em nome da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos, Apidep, a qual preside, o Defensor Público Jeiko Leal Melo Hohmann Britto declarou: “a homenagem à Apidep é aos Defensores e Defensoras. É uma associação que conta com 41 anos e traz no seu seio a defesa e promoção não só das Defensoras e Defensores, mas também da própria Instituição. (…) Representa o anseio de uma Instituição valorizada, que atenda bem seus assistidos, (…) está sempre travando batalhas necessárias no nosso dia a dia, fortalecendo a Defensoria, trazendo esse olhar no âmbito local e também nacional, no qual protagonizamos várias pautas importantes, como a promulgação da emenda constitucional 80, a aprovação da lei complementar 132, que modernizou a Defensoria, teve um trabalho associativo capitaneado pela Anadep mas abraçado por todas as associações. É uma associação que se destina a tornar cada vez mais a Defensoria uma Instituição melhor,maior, mais estruturada que serve ao povo desse nosso Piauí”, ressaltou.
O deputado Georgiano Neto também falou sobre ser escolhido para receber a homenagem. “Quero dizer da minha felicidade no dia de hoje. Com apenas 30 anos de idade poder receber essa importante honraria é motivo de muita satisfação. (…) O exercício da função pública como deputado estadual se confunde com o da Defensoria na defesa daqueles que mais precisam, dos mais vulneráveis, dos menos favorecidos na sociedade”, afirmou.
O ex-Ouvidor-Geral da Defensoria, Nayro Victor Lemos, também externou seu sentimento em relação à homenagem. “Carrego no meu coração neste momento um sentimento de gratidão, não só aos que me fizeram chegar ao cargo de Ouvidor, mas aos que contribuíram para que minha tarefa fosse cumprida. (…) Apesar de não estar instituído em cargo nenhum dentro da Defensoria, acompanho tudo de pronto, porque muito amo essa Instituição”, disse.
A Presidenta do Conselho Superior e Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, também destacou o momento. “Quero externar minha felicidade nesta manhã de hoje, com esta Sessão Solene destinada a agraciar e reconhecer o trabalho de servidoras e servidores, Defensoras e Defensores, de todos que fazem a Defensoria, enaltecendo a representação feminina das homenageadas. Quero agradecer também aos nossos agraciados, Nayro Victor, Deputado Georgiano Neto e a Apidep que representa uma coletividade, esse espírito coletivo de Defensoria Pública. Dizer do nosso compromisso com todos, com melhorias estruturais, sejam elas em relação às condições de trabalho, assim como do ponto de vista pessoal, com a valorização das servidoras e servidores, lembrando que na semana passada foi promulgada a lei com a recomposição da inflação dos servidores, com efeitos retroativos a janeiro de 20204, e continuaremos sempre que possível do ponto de vista financeiro e orçamentário, trabalhando por essa valorização. (…) Estamos criando mais Defensorias, mais órgãos de execução para que a Defensoria se fortaleça e consiga acompanhar todos os avanços do sistema de Justiça; são muitas pautas importantes pelas quais lutamos e o compromisso dessa Gestão, e com certeza das próximas que virão, é construirmos a Defensoria no presente e para o futuro, reconhecendo e valorizando o que foi construído no passado, buscando sempre a valorização, melhoria no orçamento e fortalecimento da Instituição, através da chegada de novos membros, servidoras e servidores”, afirmou, deixando um “abraço especial” aos agraciados e agraciadas.