Notícias

Stand da Defensoria no Salipi recebe reeducandas da Penitenciária Feminina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, junho de 2024 às 10:06

2418779c-0e21-4b3b-9356-b11e2ebee0d5

O stand da Defensoria Públicas do Estado do Piauí no Salipi recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita de quatro reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina que estiveram no local acompanhadas da Diretora da Unidade, Lívia Martins e de um grupo de policiais penais. A ida ao Salipi e especialmente ao stand da defensoria atendeu a um convite da Coordenadora de Execução penal da Instituição, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito.

No espaço as reeducandas foram recebidas pela coordenadora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, que mostrou as publicações e artigos expostos no stand, a exposição dos projeto Elas por Elas, que visa o resgate da autoestima das mulheres privadas de liberdade, bem como as acompanhou em visita pelos demais espaços do Salipi.

A diretora da Penitenciária Feminina, Lívia Martins, falou sobre a ida ao evento. “Gostaria de agradecer o convite feito pela Defensoria Pública na pessoa da Defensora Irani Albuquerque. Nós já recebemos o projeto Elas por Elas, desenvolvido pela Defensoria, na nossa Unidade e recebemos esse convite para que viessem conhecer o stand e a feira como um todo. (…) Para nós é motivo de alegria ter sempre essa interação com a Defensoria, uma parceria que queremos continuar filmando”, disse.bd4f96c1-bb3b-475f-af16-ebe06ffa3946

As reeducandas também externaram a satisfação em participar do Salipi. “Para mim é uma experiência muito boa, uma confiança que estão entregando para a gente. É muito gratificante estar aqui fazer esse passeio, conhecer a Universidade Federal e só agradecemos por essa oportunidade que vamos abraçar para mostrar que queremos nos localizar no meio da sociedade. É muito gratificante. O projeto Elas por Elas foi nota mil, nós participamos e chegar aqui e deparar com essa exposição é muito gratificante”, disse
A.M. A. S. “Estou gostando muito da experiência, é uma oportunidade que estamos tendo, muito boa. Muito legal ver minhas companheiras de lá bonitas e sorridentes nesta exposição”, afirmou M R. L.

A Defensora Pública Ana Clara Castro falou sobre a experiência de receber as reeducandas no stand da Defensoria no Salipi. “A visita das internas ao stand da Defensoria durante o SALIPI foi um momento muito especial. Primeiro, oferece oportunidades educacionais, permitindo que as internas aprendam sobre direitos legais e empoderamento feminino. Além disso, promove a conscientização sobre questões de gênero e justiça social, incentivando a reflexão e o diálogo construtivo. Também pode ser um passo importante para promover a inclusão e a reintegração social das internas, ao fornecer acesso a recursos e redes de apoio”.